Título: Alta do dólar é saudável, diz Coutinho
Autor: Lamucci , Sergio
Fonte: Valor Econômico, 19/08/2008, Brasil, p. A3

O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, disse ser saudável o movimento de desvalorização do câmbio que começou a se esboçar nos últimos dias. Crítico do dólar barato, ele não via com bons olhos a trajetória do câmbio em direção à casa de R$ 1,50. A aposta de Coutinho é de que a depreciação do real ocorra de modo suave e moderado, o que é importante para manter sob controle as expectativas de inflação. O presidente do BNDES participou ontem de evento promovido pela Ordem dos Economistas do Brasil, que o escolheu o "Economista do ano" de 2008.

Para Coutinho, a leve depreciação do real ocorrida nos últimos dias é uma conseqüência do movimento da moeda americana em relação a outras divisas. Segundo ele, a percepção de que as economias da Europa e do Japão se enfraqueceram mais do que o esperado, enquanto os EUA ainda mostram algum crescimento, tem levado a uma valorização do dólar. A pequena desvalorização do real estaria relacionada a esse fator, e não à deterioração da conta corrente brasileira. "A conta de capitais continua superavitária", afirmou ele. Com isso, o balanço cambial tende a se manter positivo.

Ao comentar as boas surpresas no front inflacionário, Coutinho disse que a atuação do Banco Central (BC) tem sido importante para controlar as expectativas de inflação, mas lembrou que a queda dos preços de commodities também é importante para a desaceleração dos índices de preços. "É um vento que começa a jogar a favor", afirmou ele.