Título: Marta exibe Lula; Kassab e Alckmin, Serra
Autor: Agostine, Cristiane
Fonte: Valor Econômico, 21/08/2008, Política, p. A8

Reprodução de TV Cenas do horário eleitoral paulistano de ontem: Fernando Henrique com Alckmin, Serra com Kassab e Lula com Marta Os padrinhos políticos dos principais candidatos à Prefeitura de São Paulo tiveram destaque na propaganda do horário eleitoral gratuito que foi ao ar ontem, às 13h. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu respaldo à candidatura de Marta Suplicy (PT) e o governador José Serra (PSDB) foi citado diversas vezes pelo candidato à reeleição Gilberto Kassab (DEM). Ainda sem adesão de Serra à sua campanha, Geraldo Alckmin divulgou o desejo de "boa sorte" do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso à sua candidatura. Apenas no programa veiculado de noite, Serra divulgou seu apoio ao correligionário.

Ao lado de Marta, Lula disse que a volta da petista ao governo "é a melhor coisa que pode acontecer a São Paulo neste momento". "Marta fez um excelente governo, foi excelente ministra e está ainda mais preparada. Temos plena afinidade e juntos poderemos fazer muita coisa para o povo paulistano em especial pelos mais pobres", disse.

O tucano Serra apareceu diversas vezes no programa do prefeito e a parceria dos dois foi amplamente destacada. Kassab foi vice de Serra na prefeitura e assumiu em 2006, quando o tucano saiu para concorrer ao Estado.

Já a presença de Serra no programa do PSDB veiculado às 13h foi tímida. Apenas uma foto dele foi exibida, enquanto um locutor dizia que o governador foi eleito "para continuar o que Geraldo começou". Além do "boa sorte" de FHC, Alckmin mostrou o presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE).

Dos três candidatos, apenas Kassab fez críticas a um adversário. Ele atacou a ex-prefeita Marta e disse que a petista, que governou entre 2001 e 2004, deixou "a prefeitura falida", parou obras, deixou a Saúde em caos e não investiu no metrô. Ele vai "investir R$ 1 bilhão".

O programa de Kassab lembrou propagandas de de Alckmin e de Serra de outras disputas eleitorais. Os marqueteiros da campanha do prefeito, Luiz Gonzalez e Woile Guimarães, são os mesmos das campanhas de Alckmin para o governo do Estado, em 2002, e de Serra, para a prefeitura, em 2004. Kassab foi apresentado como "honesto, corajoso, que enfrenta os problemas", como um xerife.

A qualidade "coragem" foi a mais destacada pelos candidatos. Além de Kassab, Marta e Alckmin também mostraram-se como "os" candidatos que enfrentam os problemas da cidade sem medo.

A campanha de Alckmin disse que o tucano é "o mais preparado, o mais competente, o mais simpático, o mais amigo". Foi explorada a imagem de "homem com coração bom". O lançamento oficial da propaganda dos tucanos foi de noite e somente no segundo programa veiculou-se o depoimento gravado por Serra. O governador disse que a história do PSDB e a do candidato o levam a apoiar o candidato de seu partido. Alckmin foi destacado como um dos fundadores do PSDB. O candidato exibiu sua biografia e um depoimento de sua esposa, Lu Alckmin.

O programa de Marta fez um resumo das principais propostas do plano de governo e exibiu uma breve biografia. "Sou hoje uma pessoa muito mais madura e muito mais preparada. Quero voltar a ser prefeita para melhorar o que eu fiz. Terminar o que comecei e fazer muita coisa que sonhei e não pude realizar", disse. Na voz de um locutor foi dito que Marta "nasceu rica e escolheu dedicar a vida em favor dos mais pobres". A campanha usou o jingle de Lula, de 2006, com o bordão "deixa Marta trabalhar".

O candidato do PP, Paulo Maluf, explorou a imagem de construtor de obras e destacou suas ações quando foi prefeito e governador.

Em confronto, estavam as obras de quatro candidatos que foram ou são administradores: Kassab, Marta, Alckmin e Maluf.

Soninha, do PPS, exibiu o programa mais simples. No cenário, apenas cartazes parecidos com cartolinas tinham dizeres como "cultura" e "moradia". "Quem foi que disse que só tem outro jeito de fazer política?" A propaganda de Ivan Valente, do P-SOL, dizia: "Vote em quem não tem rabo preso. Vote em coração valente. "