Título: Uma nova face na telinha
Autor: Jeronimo, Josie
Fonte: Correio Braziliense, 06/03/2011, Política, p. 4

Presidente Dilma inicia participação em programas populares da TV aberta, a exemplo do que fez Lula no início do mandato, em busca de popularidade. Assessoria analisa possibilidade de atuação em novela

Na Rede TV, ela será apresentada como uma ¿gracinha¿; na Globo, uma cozinheira de mão cheia; E no SBT, a presidente Dilma Rousseff poderá abrilhantar a nova novela da emissora contando histórias dos heróis da resistência do período militar. Às vésperas de receber o primeiro resultado de pesquisa de opinião com a avaliação dos brasileiros sobre o primeiro trimestre de seu governo, a presidente vira pauta nos ¿cadernos culturais¿ dos jornais e acena para o povo usando a TV aberta como um atalho para alcançar um pouco da popularidade que seu antecessor e mestre Luiz Inácio Lula da Silva conquistou como presidente.

Depois de errar o omelete no programa da global Ana Maria Braga, Dilma gravou entrevista para a estreia de Hebe, que deve ir ao ar no próximo dia 15, e virou comentário de donas de casa e fãs das divas da TV. O cabeleireiro da presidente, Celso Kamura, especialista dos bastidores do mundo da televisão, aprovou. ¿A presidenta arrasou no Mais Você, autêntica!¿, tuitou Kamura.

Em um ninho de tucanos, Hebe se derreteu em elogios a Dilma e constrangeu amigos antigos do PSDB, que prestigiaram a gravação de sua estreia na Rede TV. Adversário da presidente nas eleições, José Serra (PSDB) deixou o estúdio antes do fim. ¿Apesar de não ter votado nela, fiquei impressionada¿, afirmou Hebe, para uma plateia de tucanos. O público da artista chamada de ¿rainha da TV brasileira¿ verá uma Dilma meiga e falante, contando histórias de seu cachorro labrador, o Nego. À apresentadora, a presidente prometeu sentar no famoso sofá, e entrar no clima descontraído do programa de variedades.

Com Ratinho No início do primeiro mandato, Lula também se rendeu aos programas populares e concedeu uma ¿entrevista-churrasco¿ ao apresentador Ratinho, do SBT. Dilma também já esteve frente a frente com Ratinho e pode repetir a visita, assim como ao apresentador José Luiz Datena. A ministra-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência, Helena Chagas, no entanto, afirma que as participações de Dilma nos programas de Hebe e da Ana Maria Braga não seguem estratégia de comunicação, mas coincidiram com a vontade da presidente em prestar homenagem às mulheres pelo 8 de março. ¿Não tem uma estratégia deliberada de participação nos programas populares, ela compareceu na Hebe e na Ana Maria Braga por ser homenagem às mulheres, por se comunicarem bem com o público feminino. Ela pode falar em todos, em qualquer programa. Não tem nada planejado.¿

No fim do mês, o Ibope deve divulgar resultado de pesquisa que apontará a avaliação do governo Dilma já depois de alguns conflitos, como a aprovação do novo salário mínimo de R$ 545 e os cortes anunciados pela equipe econômica. Será o primeiro resultado da popularidade apresentado por um grande instituto. Sondagem em um universo de mil cidadãos mostrou que a presidente estava bem avaliada por 50% dos brasileiros, em fevereiro.

Ditadura De olho nos resultados da popularidade, a Presidência da República também aguarda para responder a convite do SBT para que Dilma grave depoimento para a novela Amor e Revolução. Os autores gostariam que a presidente falasse sobre a ditadura militar, mas antes de dizer sim, os assessores aguardam o roteiro da novela, para resguardar a imagem da presidente.

O consultor de publicidade institucional e cientista político Danilo Silvestre afirma que a participação de Dilma em programas da TV aberta pode suprir a lacuna do poder carismático deixada por Lula. ¿A participação da presidente busca suprir a falta de um canal para passar mensagem mais direta. A apresentação da imagem dela se dará de uma forma mais descontraída. É pouco provável que uma pergunta mais contundente, mais embaraçosa, seja feita, então ela pode usar esse tipo de programa para chegar a uma parcela da população em que a comunicação social do governo não passa uma imagem mais humana.¿

Descanso em Natal A presidente Dilma Rousseff está protegida por um forte esquema de segurança no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno, em Natal (RN), onde descansa com a família durante o carnaval. Ninguém tem autorização para chegar a menos de 5,6km do centro por terra e 6,5km, pelo mar. Jornalistas que acompanham a viagem da presidente alugaram uma lancha para tentar se aproximar do local, mas foram barrados por uma embarcação da Marinha.