Título: Presidente ajudará campanhas acirradas
Autor: Lyra , Paulo de Tarso
Fonte: Valor Econômico, 26/08/2008, Política, p. A9

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai gravar programas eleitorais para ajudar candidatos petistas em cidades onde a disputa com o PSDB estiver mais acirrada. Isso será feito em municípios nos quais o presidente Lula não conseguir visitar pessoalmente. O recado foi dado durante a reunião da coordenação política de ontem. O presidente anunciou ainda que deve visitar Curitiba, cidade onde a petista Gleisi Hoffmann, esposa do ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, disputa a prefeitura com o tucano Beto Richa. No primeiro dia de horário eleitoral gratuito, Gleisi já havia exibido um depoimento gravado por Lula.

Outra capital onde a presença de Lula está praticamente assegurada é em Vitória (ES), onde o petista João Coser conta com o apoio do presidente. Em Natal, a situação ainda está indefinida: Lula teria prometido visita para Fátima Bezerra, apoiada pelo PT e PMDB. O problema é que em Mossoró, cidade próxima a Natal, a mesma coligação tem apoio do DEM.

Lula fez questão de destacar na coordenação política a recepção que a chefe da Casa Civil, ministra Dilma Roussef, teve na semana em Juazeiro do Norte (CE). "Ela foi bastante aplaudida em Juazeiro, viu?" disse. Um integrante da coordenação confirmou que, especialmente no Nordeste, o nome de Dilma começa a ser mais conhecido.

Se a popularidade de Dilma foi citada, não houve comentários para o aumento no percentual de votos na candidata do PT, Marta Suplicy, à Prefeitura de São Paulo. O último DataFolha apontou que Marta tem 41% das intenções de voto, ante 24% do tucano Geraldo Alckmin. Na última sexta, Marta disse que Lula estava "todinho" com ela. No sábado, Lula vai à capital paulista participar de um ato de campanha ao lado da petista.

Se a pesquisa em São Paulo não foi comentada, o crescimento do pessebista Márcio Lacerda em Belo Horizonte foi. "Ele tem um palanque forte", afirmou um ministro, numa referência ao apoio do prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel (PT) e do governador de Minas, Aécio Neves (PSDB) ao candidato do PSB.