Título: Câmbio fez indústria cortar custo e preço, diz estudo
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Fonte: Valor Econômico, 28/08/2008, Brasil, p. A2
A valorização do real em relação ao dólar está obrigando empresas brasileiras que concorrem com produtos importados a reduzirem custos e preços para competir no mercado nacional. De acordo com levantamento feito pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e divulgado ontem, 90% dessas empresas tiveram de adotar algum tipo de estratégia para concorrer com os produtos importados. Mesmo assim, duas em cada três indústrias perderam participação no mercado brasileiro.
O levantamento mostra que o dólar barato fez com que 30% empresas brasileiras que concorrem com produtos importados baixassem seus preços.
Além disso, 50% das empresas disseram ter reduzido custos. Houve melhora também na qualidade do similar nacional de 35% das companhias.
A reação também veio das empresas exportadoras. Segundo o levantamento da CNI, 78% das companhias exportadoras adotaram alguma estratégia para estimular as exportações.
Quase metade (48%) aponta a redução do custo como estratégia fundamental para manter suas vendas ao exterior.
"A redução de custos e o aumento da produtividade não é apenas a estratégia prioritária para melhorar a competitividade dos produtos brasileiros no mercado doméstico, mas também para melhorar a competitividade no exterior", diz a CNI.
A segunda estratégia mais destacada para estimular exportações é a busca por novos mercados: 42% das empresas pesquisadas assinalaram essa opção. Esse percentual sobe para 45% entre as grandes empresas.
A redução dos preços ou da margem de lucro é a terceira opção mais destacada, por 26% das empresas entrevistadas.
Segundo a CNI, no Brasil, 38% das empresas são exportadoras. Metade delas deixou de exportar ou perdeu participação no mercado internacional nos últimos 12 meses por causa da queda do dólar. A outra metade conseguiu se manter no mercado.
A valorização da moeda brasileira diante do dólar também estimulou a utilização de insumos importados. A pesquisa da CNI mostra que 81% das grandes, 61% das médias e 41% das pequenas empresas usam insumos estrangeiros.
A sondagem sobre o impacto da valorização do real frente ao dólar foi feita com 1.564 indústrias entre 26 de julho e 6 de agosto deste ano. Entre as empresas consultadas, há 885 pequenas, 458 médias e 221 grandes.