Título: Aécio retoma campanha por Lacerda
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 01/09/2008, Política, p. A6
Lacerda em campanha: "Pesquisas prévias já mostravam transferência de voto" O governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), volta a reforçar, nesta segunda-feira, a campanha de seu candidato à prefeitura de Belo Horizonte, Márcio Lacerda (PSB), em caminhada pelo centro da capital mineira. Depois de duas semanas em viagem à Europa, o governador retorna às ruas no momento em que o socialista descola dos adversários e passa à liderança isolada na mais recente pesquisa eleitoral realizada pelo Ibope, encomendada pela TV Globo e o jornal 'O Estado de S. Paulo'.
Na sondagem de opinião, realizada entre 26 e 28 de agosto, após a primeira semana do programa eleitoral gratuito, Lacerda aparece com 40% das intenções de voto, o que significou crescimento de 31 pontos percentuais em relação à última pesquisa, feita entre 11 e 14 de agosto.
A deputada federal Jô Moraes (PCdoB), quem liderava o levantamento anterior, oscilou negativamente dentro da margem de erro de 3%, baixando de 18% para 15%. O deputado federal Leonardo Quintão (PMDB) manteve os mesmos 10%. Com esse resultado, Lacerda asseguraria a vitória no 1ºturno, uma vez que o seu índice supera a soma dos demais candidatos - 29%. "Pelas projeções, sabíamos que a minha posição subiria, mas realmente surpreendeu a rapidez com que ocorreu o crescimento" disse Lacerda.
As pesquisas feitas para análise reservada da campanha, segundo ele, indicavam que a sua candidatura poderia chegar ao atual nível de 40% somente após duas semanas de programa eleitoral no rádio e na televisão. "Mesmo com esse desempenho melhor do que o esperado, continuaremos com o pé no chão", afirmou o socialista.
O apoio de Aécio e do prefeito Fernando Pimentel (PT), que vem sendo amplamente divulgado nas propagandas, foi decisivo para essa escalada, de acordo com Lacerda. "Nossas pesquisas feitas antes da campanha já mostravam a grande capacidade de transferência de votos do governador e do prefeito", disse o candidato.
A velocidade com que Lacerda conquistou a liderança nas pesquisas também surpreendeu os principais adversários. "Era previsível que o candidato de Aécio e Pimentel alcançasse o primeiro lugar, mas não em tão curto espaço de tempo", afirmou Jô Moraes. "Nunca antes na história deste país se viu um fenômeno eleitoral meteórico como este", acrescentou a comunista.
O crescimento de Lacerda se deu, sobretudo, a partir da migração de votos de indecisos e de brancos e nulos. Na pesquisa anterior, esses dois grupos somavam 52%, baixando para 30%. Mas Lacerda cresceu também tirando votos de candidaturas consideradas de esquerda: PCdo B, PSTU e PDT perderam, juntos, oito pontos percentuais entre uma pesquisa e outra. A maior queda entre essas legendas foi de Vanessa Portugal (PSTU), que flutuou de 5% para 1%.
"Os outros candidatos cometeram um erro estratégico, pois acreditavam que eram conhecidos e buscaram enfatizar propostas nos primeiros programas eleitorais", comentou Lacerda.
"O tempo maior de rádio e televisão é que fez a diferença", rebateu Jô Moraes, lembrando que o programa do socialista tem uma duração quase oito vezes superior ao dela. Já Leonardo Quintão, após reunir com sua equipe no final de semana, decidiu alterar a linha da propaganda. "Vou me apresentar melhor aos eleitores e detalhar minhas propostas", disse o pemedebista.