Título: Petrobras inicia extração de óleo do pré-sal de Jubarte
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 02/09/2008, Brasil, p. A2

A Petrobras vai dar início hoje à extração de petróleo da camada de pré-sal, no Campo de Jubarte, na Bacia de Campos, no litoral sul do Espírito Santo. A solenidade contará com as presenças do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, e do presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli.

De acordo com o diretor de Exploração e Produção da estatal, Guilherme Estrella, ao iniciar a produção do pré-sal, a empresa vai dar um passo decisivo na ampliação dos conhecimentos que levarão a Petrobras a desenvolver as reservas do pré-sal localizadas no Espírito Santo e em outros pontos do litoral brasileiro.

A primeira extração do pré-sal se dará a partir do poço 1-ESS-103A, que estará interligado à plataforma Juscelino Kubitschek (P-34), e exigiu investimentos de cerca de R$ 50 milhões. A produção começa com um Teste de Longa Duração (TLD), que servirá de parâmetro para que se possa observar o comportamento do óleo do pré-sal, tanto no reservatório como na unidade de processamento da plataforma. O teste deve durar de seis meses a um ano.

Segundo Estrella, a Petrobras vem realizando nas últimas duas semanas testes de pré-operação do poço a ser visitado pelo presidente Lula. A previsão é que o poço tenha vazão de até 18 mil barris de petróleo por dia. Ele, no entanto, não soube dizer o tamanho da reserva de Jubarte, já que serão necessárias perfurações de mais dois a três poços para que ela seja definida.

Estrella informou que as perspectivas do poço são "muito interessantes" e a Petrobras pretende perfurar mais dois poços ainda este ano para uma melhor definição. "As perspectivas exploratórias e geológicas são boas, mas para um poço exploratório vertical, com diâmetro mais estreito, a produção inicial é espetacular", disse.

Para ele, mais do que o primeiro "grande passo", em direção ao conhecimento e ao domínio do pré-sal, o início da produção do petróleo de Jubarte inicia o processo que levará a inserção do óleo do pré-sal na história da exploração de petróleo e gás natural no país. "A partir de Jubarte nós poderemos observar como o reservatório se comporta em situação de atividade exploratória. O pré-sal surge em uma conjuntura importante para consolidar o processo de crescimento sustentado do país para os próximos anos", avalia Estrella.

Nos últimos anos a Petrobras investiu cerca de R$ 1,7 bilhão na perfuração de 15 poços na camada do pré-sal. Desses, oito já foram testados e indicaram presença de petróleo leve de alto valor comercial e grande quantidade de gás natural associado, mas, segundo a Petrobras, ainda não tiveram declarada a comercialidade.

O poço de Jubarte está localizado a 70 quilômetros da costa do Espírito Santo, com o óleo sendo extraído a 4.700 metros de profundidade.