Título: Cordão dos ministros
Autor: Jeronimo, Josie; Kleber, Leandro
Fonte: Correio Braziliense, 07/03/2011, Política, p. 2

Titulares da Esplanada usam o recesso para se dividir entre as atividades institucionais de suas pastas, o descanso com a família e a agitação deliberada como foliões

Entre a folia e a participação institucional nos camarotes dos destinos turísticos mais procurados, ministros de Dilma Rousseff aproveitaram que a presidente deu uma folga na agenda apertada para curtirem blocos e desfiles. Os menos empolgados com o feriado pagão deram sequência à pauta ministerial para cumprir maratona de encontros e viagens internacionais. Alguns usaram ainda os dias de folga para descansar longe da agitação, mas, com samba no pé, frevo na veia e axé music no gingado, pelo menos oito ministros usaram os dias de recesso de Dilma em uma base militar em Natal para marcar presença pelos carnavais do país.

O titular da pasta de Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, escolheu Pernambuco para o recesso. ¿Vou brincar intensamente o carnaval de Pernambuco. Primeiro no Galo da Madrugada, depois nas ladeiras de Olinda e no Recife antigo. Depois vou para Porto de Galinhas recarregar as baterias, para quarta-feira voltar ao batente lá no Ministério da Integração¿, afirmou o ministro, que acompanhou a folia do fim de semana no camarote da prefeitura de Recife.

A ministra da Pesca, Ideli Salvatti, curtiu o carnaval de rua e os desfiles de escolas de samba de Santa Catarina. Foliã dos blocos Marisco da Maria e Baiacu de Alguém, além de militante fiel do carnaval de Laguna, a ministra pretende voltar a Brasília só na terça-feira à noite. ¿Adoro carnaval e este ano não será diferente. O trabalho intenso me deixa mais animada para a diversão.¿

Fora do bloco dos foliões assumidos, alguns ministros conseguiram mesclar trabalho e carnaval, abrindo mão somente da gravata durante o feriado. O ministro do Trabalho, Carlos Lupi, desembarcou em Salvador para a abertura da folia. Na pauta da autoridade, a visita à capital do axé teve, oficialmente, o objetivo de acompanhar inspeção da equipe da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego da Bahia. A ideia seria verificar in loco se os blocos carnavalescos que passam pelo circuito Barra-Ondina estão oferecendo condições dignas para os trabalhadores responsáveis por segurar a corda que limita a área reservada para quem tem abadá.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, percorreu São Paulo (SP), Recife (PE) e Salvador (BA) e deve estar hoje no Rio de Janeiro fazendo o papel de garoto propaganda da campanha de combate à Aids, com a distribuição de camisinhas. Indagado, pelo Twitter, se estava se divertindo no périplo, Padilha respondeu: ¿Estou trabalhando, meu irmão. Nada de folia¿. No clima do carnaval, no entanto, o ministro contou que ganhou um pequeno timbal durante a visita à Bahia e que usaria o instrumento para batucar na viagem de volta. ¿Agora ninguém me segura durante o voo¿, brincou.

Alguns ministros próximos da presidente Dilma, no entanto, optaram por descansar com a família durante o carnaval. Guido Mantega (Fazenda), por exemplo, programou reuniões de trabalho ¿internas¿ na capital paulista, na última sexta-feira e na próxima quarta-feira e, durante esse intervalo, ficará com a família. Helena Chagas (Comunicação Social), que diariamente mantém reuniões com Dilma no Palácio do Planalto, fica em Brasília.

Outras fronteiras Mas não só de festas e descanso com a família vivem os ministros de Dilma. O titular do Turismo, Pedro Novais, viajou a Berlim, na Alemanha, para uma feira de turismo. Lá, se encontra com o secretário-geral da Organização Mundial do Turismo (OMT), Taleb Rifai. Na agenda, que se estende até sexta-feira, estão os preparativos do Brasil para a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.

Antonio Patriota (Relações Exteriores) foi outro que planejou viagem internacional para o período de carnaval. Desde sábado ele está na Índia para cumprir agenda oficial. Hoje, segue para o Sri Lanka, onde se encontrará com o presidente do país, Mahindra Rajapaksa. É a primeira visita de um chanceler brasileiro àquele país. Já Fernando Pimentel, ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, visita Pequim (China) e Dubai (Emirados Árabes) para encontros com autoridades. Ele passa o fim do carnaval com a família em Belo Horizonte.

Confete, serpentina e ralação Por onde andam os titulares da Esplanada » Fernando Pimentel (Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior) viajou à China e aos Emirados Árabes para se reunir com representantes de governo e bancos. Retorna a Belo Horizonte.

» Garibaldi Alves (Previdência) viajou a João Pessoa e fica em um resort com a família.

» Nelson Jobim (Defesa) foi a Angra dos Reis (RJ) descansar com a família.

» José Eduardo Cardozo (Justiça) está em alguma cidade litorânea do interior do Rio de Janeiro, não informada pela assessoria.

» Antonio Patriota (Relações Exteriores) viajou para a Índia e o Sri Lanka para cumprir agendas bilaterais de trabalho.

» Aloizio Mercadante (Ciência e Tecnologia) promete ir à Marquês de Sapucaí, no Rio.

» Pedro Novais (Turismo) foi a Berlim, Alemanha, participar de uma feira de turismo.

» Paulo Bernardo (Comunicações) está em Curitiba repousando com a família.

» Elza Fiúza/ABr Carlos Lupi (Trabalho) foi a Salvador na sexta-feira acompanhar inspeção da equipe da Superintendência Regional do Trabalho. A ideia era verificar se os blocos carnavalescos ofereciam condições mínimas de trabalho para os cordeiros. Aproveitou para abrir o carnaval da cidade com o prefeito e o governador do estado.

» Ana de Hollanda (Cultura) viajou a Recife para curtir o carnaval do frevo e descansar com a família.

» Fernando Bezerra Coelho (Integração Nacional) participaria do Galo da Madrugada e descansaria em Porto de Galinhas.

» Ideli Salvatti (Pesca) participa de festividades em Florianópolis e em Laguna (SC).

» Guido Mantega (Fazenda) descansa com a família em São Paulo.

» Helena Chagas (Comunicação Social) fica com a família em Brasília.

» Orlando Silva (Esporte) está em São Paulo, mas não foi informado se participou dos desfiles no Sambódromo do Anhembi.

» Luiza Bairros (Políticas para as Mulheres) participa do carnaval no Rio de Janeiro e em Salvador.

» Maria do Rosário (Direitos Humanos) foi ao Rio de Janeiro, participou do Rio Marchinhas e depois prestigiou escolas de samba mirins.

» Mário Negromonte (Cidades) participa do carnaval de Salvador no camarote oficial de Campo Grande.