Título: Outros mensaleiros ensaiam volta
Autor: Cunha, João paulo
Fonte: Correio Braziliense, 07/03/2011, Política, p. 4

O deputado João Paulo Cunha, acusado de receber R$ 50 mil da SMPB, empresa do empresário Marcos Valério, é o primeiro personagem do escândalo do mensalão a voltar à ribalta da política, como presidente da comissão mais importante da Câmara. Além dele, outros vão se recuperando em postos menores. O ex-deputado José Genoino, que presidia o partido quando surgiu o escândalo, é hoje assessor especial de Nelson Jobim no Ministério da Defesa.

O ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, embora esteja fora do parlamento e não exerça cargos públicos, tem toda a reverência do PT. Na festa de 31 anos da legenda, Dirceu, acusado no processo do STF de ter chefiado uma organização criminosa, foi chamado ao palco e homenageado, assim como todos os presidentes petistas. Foi o mais aplaudido.

O ex-tesoureiro do partido Delúbio Soares, acusado de corrupção, tenta a reintegração aos quadros do PT. Delúbio não se conforma de estar fora do centro de decisões do PT. Ele costuma circular por Brasília longe dos salões do Congresso e dos restaurantes frequentados por políticos. Em seu blog, porém, não deixa de se referir ao PT e ao governo Dilma. Seu último post antes do carnaval foi o vídeo da presidente no programa Mais Você, da apresentadora Ana Maria Braga.

Ao contrário de João Paulo, Delúbio considera que ainda não voltou para ele ¿o tempo de falar¿. Vai aguardar a hora de apresentar a defesa no partido, esperançoso após ler uma declaração do atual presidente do PT, José Eduardo Dutra, de que nenhuma punição é eterna. Delúbio se animou depois das declarações de Lula na festa de aniversário do PT. O ex-presidente disse que a história haverá de mostrar que não houve ¿campanha mais infame do que a que fizeram contra o PT em 2005¿.

Sílvio Pereira, outro integrante da cúpula partidária que se desligou do PT depois de ser flagrado numa Land Rover, presente da empresa GDK, que tinha contratos com a Petrobras, andou sondando amigos sobre as perspectivas de retorno. Por enquanto, não recebeu sinal verde. (DR)