Título: Visita de Lula a BH acirra ânimos entre aliados
Autor: Jorge, Danilo
Fonte: Valor Econômico, 04/09/2008, Política, p. A6

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva aproveitou o evento de catadores de resíduos em Belo Horizonte para promover as reservas de petróleo descobertas pela Petrobras, na camada pré-sal e reafirmar a sua intenção de aumentar os investimentos em educação. "Este petróleo é do povo brasileiros não é da Petrobras, nem da Shell, nem da Esso, e nem de nenhum Estado. É de 190 milhões de brasileiros", disse Lula durante o 7 Festival Lixo e Cidadania.

A visita de Lula a Belo Horizonte, onde a base partidária está dividida em torno de quatro candidaturas, criou um alvoroço nos bastidores da campanha. Nos dias anteriores à viagem presidencial, alguns candidatos se mobilizaram para recepcionar Lula no aeroporto ou assegurar um lugar ao seu lado no palanque do festival, enquanto outros buscavam assegurar a neutralidade do presidente nessa etapa da disputa.

"O presidente deixou muito claro na última reunião do Conselho Político que não irá comparecer ou fazer campanha em cidades em que a base está ? rachada ? ", afirmou a deputada federal Jô Moraes (PCdoB), que concorre em coligação com o PRB do vice-presidente José Alencar.

Desde o início da propaganda eleitoral gratuita, a imagem de Lula vem sendo disputada pelos principais candidatos. Líder nas pesquisas, Márcio Lacerda (PSB) vem exibindo em seu programa foto em que aparece com o presidente e seus principais apoiadores: o prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel (PT), e o governador Aécio Neves (PSDB).

Mas a Secretaria Geral da Presidência informou que nenhum candidato seria convidado a participar da cerimônia ao lado de Lula em decorrência de restrições impostas pela legislação eleitoral. O presidente veio a BH para entregar a catadores de resíduos recicláveis de Minas Gerais um modelo do carrinho elétrico para coleta desenvolvido por engenheiros da Itaipu Binacional.

No mesmo evento, o ministro do Desenvolvimento e Combate à Fome, Patrus Ananias, participou de debate sobre a proposta de constituição de um sistema previdenciário para os catadores de material reciclável. A estimativa é de que as atividades de coleta de resíduos empreguem um contingente entre 300 mil e um milhão de pessoas no país.

Contrário à união entre PSDB e PT em BH, Patrus não quis comentar o processo eleitoral: "Estou em um momento de análise e acompanhando os acontecimentos".