Título: CPI aprova convocação de Jobim, Lacerda e Corrêa
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 04/09/2008, Política, p. A9
A CPI dos Grampos da Câmara aprovou ontem requerimentos convocando o ministro da Defesa, Nelson Jobim, o diretor-geral da Polícia Federal, Luiz Fernando Corrêa, e o diretor-geral afastado Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Paulo Lacerda. Os depoimentos ainda não têm data para acontecer. O requerimento convocando Jobim é de autoria do presidente da CPI, Marcelo Itagiba (PMDB-RJ), e do relator, Nelson Pellegrino (PT-BA). Eles querem que o ministro fale sobre a denúncia de que a Abin teria comprado um equipamento para varredura que também permitiria a realização de escutas telefônicas.
A comissão aprovou ainda dois requerimentos: o primeiro pede ao juiz Fausto Martin De Sanctis, da 6ª Vara Criminal Federal de São Paulo, a quebra de sigilo das informações da Operação Satiagraha, da Polícia Federal. O juiz foi responsável por expedir os pedidos de prisão dos suspeitos de envolvimento com crimes desmontados pela operação da PF. O segundo pede a quebra do sigilo da Operação Chacal, da Polícia Federal, que investigou a suposta operação de espionagem da Kroll no processo de venda da empresa Brasil Telecom.
Já a Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara aprovou convites para que o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, e o senador Demóstenes Torres (DEM-GO) prestem depoimento sobre o episódio em que foram vítimas de grampo telefônico supostamente executado pela Abin. Assim como a comissão, a CPI das Escutas Clandestinas da Câmara também quer ouvir as duas autoridades para informarem detalhes sobre os grampos. (Com agências noticiosas)