Título: AMC foi a primeira fábrica de aviões da América do Sul
Autor: Rocha, Janes
Fonte: Valor Econômico, 05/09/2008, Empresas, p. B7

Na primeira metade do Século XX, quando a Embraer não passava de um sonho, a Área Material Córdoba (AMC) despontou como uma das mais importantes fábricas de aviões do mundo e a primeira na América do Sul. Fundada em 1926, a AMC já fabricou mais de 1,3 mil aeronaves de diversos modelos em seus quase 173 mil metros quadrados de galpões, abrigados em uma área militar na cidade de Córdoba.

Em 1930 foi desenvolvido o primeiro motor totalmente argentino, um Lorraine-Dietrich de 450 cavalos de força, que equipou o avião de caça Dewoitine D-21. Mas foi o Pulqui IA-27, o primeiro avião de reação construído na América do Sul, que elevou a aeronáutica argentina a um patamar de destaque mundial, durante e depois da Segunda Guerra.

Na década de 50, além de aviões, a AMC construiu automóveis, motocicletas, tratores, material aeronáutico, pára-quedas, equipamentos aéreos teleguiados, mísseis e foguetes, dando um impulso à criação do pólo industrial de Córdoba, o segundo mais importante do país depois do de Buenos Aires.

O desenvolvimento da AMC foi muito estimulado pelo presidente Juan Domingo Perón. Com sua saída do governo em 1955, a fábrica perdeu grande parte do apoio e incentivo. Às vésperas da privatização, nos anos 90, a empresa estava deteriorada e quase impossibilitada de construir aviões, mas continuou como importante centro de manutenção. Além de Córdoba, única área com capacidade para fabricação de aeronaves, a Força Aérea argentina tem ainda dois outros centros de manutenção no país, um em Rio Cuarto, ao sul da mesma província de Córdoba, e outro em Quilmes, na província de Buenos Aires. (JR)