Título: Lula define diretriz para pré-sal e diz que Petrobras será fortalecida
Autor: Izaguirre, Mônica; Basile, Juliano
Fonte: Valor Econômico, 08/09/2008, Brasil, p. A2

BRASÍLIA - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva quer que o modelo de exploração da camada pré-sal, ainda em discussão dentro do governo, transforme o Brasil num grande exportador de derivados e não de petróleo cru. Defendida em seu pronunciamento de comemoração ao Dia da Independência, a ênfase na agregação de valor ao produto das novas jazidas é, segundo ele, a primeira diretriz para definição do modelo. " Uma comissão de ministros está estudando a melhor forma de exploração do pré-sal. Dei a ela algumas diretrizes. Primeira: o Brasil não quer ser um mero exportador de óleo cru. Ao contrário, queremos agregar valor ao petróleo aqui dentro, exportando derivados, que valem mais. Vamos aproveitar a riqueza do petróleo, que Deus nos deu, para produzir mais riqueza ainda com nosso trabalho " , afirmou Lula, em cadeia nacional de rádio e televisão que foi ao ar às 20h deste 7 de setembro.

O presidente deixou claro que, nesse processo, a Petrobras será fortalecida. " Vamos reforçar a Petrobras " , afirmou, prometendo constituir " uma poderosa e sofisticada indústria petrolífera, consolidar o renascimento da indústria naval (que ganha com a maior demanda da estatal por serviços de transporte) e acelerar o desenvolvimento tecnológico da nossa petroquímica " . Ele disse, ainda, que nos próximos anos serão construídas cinco novas refinarias, dezenas de plataformas e centenas de navios.

O pronunciamento de Lula vem depois que rumores sobre a criação de uma nova estatal petrolífera (que, diferente da atual, não teria participação privada) geraram incertezas sobre o futuro e o papel da Petrobras na exploração do pré-sal. Em outra sinalização de que a companhia terá papel relevante no modelo a ser definido, o presidente disse, ainda, que a exploração das jazidas " será mais um desafio tecnológico que esta empresa irá vencer " . Além de prometer reforçá-la, ele elogiou a Petrobras, definindo-a como " maior símbolo da criatividade e competência dos brasileiros " .

A segunda diretriz estabelecida por Lula sobre o tema diz respeito ao uso do dinheiro que a União ganhará com a exploração das novas reservas. " Não vamos nos deslumbrar e sair por aí gastando o que ainda não temos ou torrando dinheiro em bobagens. O pré-sal é um passaporte para o futuro. Sua principal destinação, repito, deve ser a educação das novas gerações e o combate à pobreza. Vamos investir esses recursos naquilo que temos de mais precioso e promissor: nossos filhos e nossos netos " , disse.

O tema ocupou todo o pronunciamento presidencial. " Feliz é o povo que, no dia da sua Independência, pode olhar com orgulho para o passado e esperança para o futuro " , afirmou Lula logo em sua primeira frase, já introduzindo o assunto. Mais adiante, ele ressaltou que a descoberta de novas reservas de petróleo melhoram as esperanças de desenvolvimento social e econômico do país porque o governo vai canalizar os recursos, prioritariamente, para a educação e erradicação da pobreza. " Agindo dessa forma, estaremos dando um dos mais vigorosos passos da história para diminuir a pobreza no Brasil " .

Pela manhã, o presidente participou das comemorações da Independência em Brasília, tendo como convidada de honra, na tenda de autoridades que assistiu ao desfile, a presidente da Argentina, Cristina Kirchner. No desfile, intitulado " Valores do Brasil " , a Petrobras e o potencial de exploração de petróleo também mereceram citação. Portando alegorias e vestes em alusão ao tema, jovens atendidos pelo projeto Jovem Cidadão, bancado pela estatal, desfilaram entre militares e estudantes de escolas públicas do Distrito Federal.