Título: Câmbio é problema resolvido
Autor: Galvão, Arnaldo
Fonte: Valor Econômico, 09/09/2008, Brasil, p. A6

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, considera que o "câmbio é mais um problema resolvido". A avaliação foi feita ontem à noite, durante coquetel, ao final do primeiro dia do seminário que marca os 200 anos de existência do Ministério da Fazenda. Mantega referia-se à recente retomada da desvalorização do real frente ao dólar americano, após um período de forte apreciação da moeda nacional. Ele aposta que a tendência da taxa de câmbio é continuar se desvalorizando. Segundo o ministro, o governo já esperava por isso diante da condução que vem sendo dada à política econômica, da saída de capitais estrangeiros do Brasil em função da crise internacional e do comportamento da balança comercial. Para ele, com a retomada da alta da moeda americana frente ao real, as exportações vão reagir e serão mais dinâmicas.

Pela manhã, Mantega afirmou que o país não sofre pressão inflacionária, porque o investimento cresce 15% ao ano e, portanto, a oferta aumenta e acompanha a demanda. Ressaltou que, em 1808, o Brasil não passava de ex-colônia de Portugal que tinha papel modesto no mercado internacional, mas, atualmente o país está entre as dez maiores economias do mundo.

Na avaliação do ministro, trabalho "eficiente e perspicaz" tornou a economia do país "robusta" apesar do quadro internacional adverso. Disse que os fundamentos fiscais são sólidos e equilibrados e que o país tem baixa vulnerabilidade externa. "Há alguns anos, o país deixou para trás o crescimento modesto das décadas anteriores e consegue trilhar crescimento robusto, como os 5% de hoje."