Título: Mendes confirma diálogo com senador
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 09/09/2008, Política, p. A7

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Gilmar Mendes, prestou depoimento ontem a dois delegados da Polícia Federal, Rômulo Berredo e William Morad, no inquérito que investiga a escuta ilegal supostamente instalada em seu telefone. Mendes confirmou ser verdadeiro o diálogo que teve com o senador Demóstenes Torres (DEM-GO), transcrito pela revista "Veja". Relatou aos delegados os números de telefone que usa normalmente e o que estava usando no momento do grampo.

Os delegados também perguntaram a Mendes desde quando ele suspeita ser alvo de escutas. Ele respondeu que desconfia de grampos desde o ano passado, durante a Operação Navalha, que investigou fraudes em licitações públicas. O ministro afirmou que teve um diálogo ao telefone com o procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza. Horas depois, uma jornalista teria telefonado a ele com informações sobre os detalhes do diálogo.

O depoimento foi tomado no gabinete do ministro, começou pouco antes das 19h e durou cerca de meia hora. Depois de depor, Mendes foi a um seminário da Câmara e não quis comentar a informação de que o coordenador do grampo ilegal teria sido um ex-agente do Serviço Nacional de Informações (SNI): "Eu não vou emitir juízo sobre isso. Vamos aguardar o encaminhamento das investigações".