Título: Em 10 capitais, eleição ruma para ser definida no primeiro turno
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 09/09/2008, Política, p. A8

A um mês da eleição, as pesquisas de intenção de votos indicam que, se a votação fosse hoje, dez candidatos das 26 capitais seriam eleitos já no primeiro turno. Dos que estão na dianteira, sete deles estão disputando a reeleição no cargo. Alguns alcançaram até 80% das intenções de votos, como o prefeito de Maceió, Cícero Almeida (PP), que tem apoio dos principais caciques alagoanos - o governador Teotonio Vilela (PSDB), além dos senadores Renan Calheiros (PMDB) e Fernando Collor de Mello (PTB). Sua coligação tem 16 partidos. O prefeito, radialista há 28 anos, a maior parte dos quais dedicados reportagem policial, teve uma ascensão meteórica na política depois de estrear em 2000 como vereador.

Em Curitiba, Beto Richa (PSDB) segue como líder isolado, com 71% das intenções de votos. Gleisi Hoffmann (PT), mulher do ministro do Planejamento Paulo Bernardo (PT) mantém a segunda posição, com 15%. Também estão com crescimento vertiginoso candidatos que começaram em baixa, mas que contam com a ajuda dos governadores e atuais prefeitos.

Em Belo Horizonte, o candidato do PSB, Márcio Lacerda, pulou para 40% das intenções de voto, tendo começado a corrida com tímidos 6%. Capitalizando o voto dos indecisos e o prestígio dos seus padrinhos, o governador tucano Aécio Neves e o prefeito petista Fernando Pimentel, Lacerda, cresceu mais de 30 pontos em menos de duas semanas. Aécio e Pimentel monopolizaram o espaço de Lacerda na TV nos primeiros programas e o resultado veio a galope.

O prefeito de Teresina, Silvio Mendes (PSDB), tem a preferência de mais da metade dos eleitores nesse momento, registrando 67% das intenções de voto, enquanto a segunda colocação é do candidato Nazareno (PT), que tem o apoio do governador Wellington Dias, também petista, com 15%. A coligação de Mendes tem 13 partidos, da base e da oposição ao governo Luiz Inácio Lula da Silva.

Em João Pessoa, o também prefeito Ricardo Coutinho (PSB) está com 70% das intenções de voto. Na segunda colocação, com um patamar de votos inferior, está o candidato do PSDB, João Gonçalves, com 12%.

Eduardo Paes (PMDB), no Rio, surpreende e ameaça a liderança do até então favorito Marcelo Crivella (PRB).

O prefeitos de Goiânia, Íris Resende (PMDB) aproxima-se de 70%. O de Campo Grande, Nelson Trad Filho, também do PMDB, chegou a 66%. Nelsinho Trad, com o é conhecido, conta com o apoio do governador André Puccinelli (PMDB), e disputa a eleição com larga vantagem sobre o segundo colocado, o petista Pedro Teruel, que até batizou oficialmente sua coligação com o nome do presidente Lula, mas não chegou ainda aos dois dígitos nas pesquisas.

Em Vitória, João Coser (PT) tem uma coligação de 19 partidos e está com cerca de 60%, conforme pesquisa do Ibope. O outro único candidato, do PPS, Luciano Rezende, está, por enquanto, com 12%.

Em Manaus, a eleição também poderá se definir no primeiro turno, mas não em favor da situação. O atual prefeito Serafim Corrêa (PSB), está mal colocado na disputa. O ex-governador Amazonino Mendes (PTB), segundo o Ibope, tem 58% contra Omar Aziz (PMN), segundo colocado, que soma 16% e tem o apoio do governador Eduardo Gomes (PMDB).