Título: Após empate no segundo lugar, Alckmin promete pé no acelerador
Autor:
Fonte: Valor Econômico, 15/09/2008, Política, p. A6

Pesquisas dos institutos Ibope e Datafolha divulgadas neste final de semana confirmaram que o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, e o candidato tucano, Geraldo Alckmin, estão empatados em segundo lugar na disputa pela prefeitura da capital paulista. A candidata do PT, Marta Suplicy, continua liderando as pesquisas, com 35% dos votos no Ibope e 37% no Datafolha, mas caiu quatro e três pontos percentuais, respectivamente, em relação às pesquisas anteriores. Kassab tinha 12% no Ibope em 28 de agosto e subiu para 21% na pesquisa divulgada no sábado; no Datafolha, o prefeito subiu de 18% para 21% entre os dias 5 e 12 de setembro. Alckmin foi de 22% para 21% no Ibope, entre os dias 28 e 11 deste mês; e, no Datafolha, oscilou de 22% para 20%. Kassab ganhou 10 pontos no Datafolha desde o início da campanha gratuita; Alckmin perdeu 12.

Na Zona Leste da capital paulista, onde fez campanha ontem, Alckmin afirmou que botará o "pé no acelerador" e atribuiu os revezes nas pesquisas a problemas enfrentados por sua campanha na área de comunicação. E deu a pista do caminho que tomará na disputa com Kassab. "A possibilidade nossa num segundo turno é muito boa, nós temos a rejeição mais baixa", afirmou. Segundo o Datafolha, todavia, além de subir nas intenções voto, Kassab reduziu também sua rejeição. Há três semanas, sua taxa de rejeição, de 32%, era praticamente a mesma de Marta, com 31%; na pesquisa do sábado, Kassab baixou sua rejeição para 22% e Alckmin tinha 17% - a diferença, que já foi de 14% entre ambos, hoje é de cinco. Marta tem 33%.

Kassab tem feito estragos num eleitorado fiel aos tucanos. Segundo a pesquisa Datafolha realizada em 11 e 12 de setembro, em uma semana Alckmin perdeu dez pontos junto aos eleitores de nível de escolaridade superior - baixou de de 33% para 23%; e Marta perdeu outros 5%, passando de 26% para 21%. Kassab subiu de 23% para 29% nessa faixa de escolaridade. Alckmin caiu de 35% para 25% na faixa de eleitores que ganha acima de 10 salários mínimos, enquanto Kassab subiu de 28% para 33%. Marta ficou estável nessa faixa de renda.

Em Belo Horizonte, o candidato do PSB, Márcio Lacerda, manteve sua trajetória ascendente desde o início da campanha gratuita e tem hoje 42% das intenções de voto segundo o Ibope, contra os 9% que tinha em meados de agosto, quando o instituto fez a sua primeira pesquisa. Lacerda, que nunca disputou uma eleição, é o candidato apoiado pelo governador Aécio Neves (PSDB) e pelo prefeito Fernando Pimentel (PT). A campanha gratuita, como ele próprio previu, deu visibilidade aos apoios de que dispõe e o tirou do ostracismo.

No Rio, o candidato do PMDB, Eduardo Paes tem 27%, segundo o Ibope, e ganhou a dianteira. Está quatro pontos na frente do candidato Marcelo Crivella (PRB), com 23%. Jandira Feghali (PCdoB) continua em terceiro, com 9%.

Em Porto Alegre, a candidata do PCdoB, Manuela D"Ávila, tem 23% e está sete pontos à frente da candidata do PT, Maria do Rosário, que tem a preferência de 16% dos entrevistados pelo Ibope entre os dias 9 e 11 de setembro. O atual prefeito, José Fogaça (PMDB), está em primeiro lugar, com 36% das intenções de voto.

(Com agências de notícias)