Título: PT centra foco nas disputas que lidera
Autor: Lyra, Paulo de Tarso
Fonte: Valor Econômico, 16/09/2008, Política, p. A9

Na reta final da campanha da eleição municipal, o PT decidiu privilegiar, com recursos e apoio, as cidades onde a legenda vê possibilidades concretas de vitória. Durante reunião, ontem, do Grupo de Trabalho Eleitoral (GTE) Nacional, a avaliação feita pelos integrantes foi que o partido terá um resultado acima do esperado, principalmente nas capitais e cidades com maior projeção política. "Não queremos falar de número de prefeituras nem citar quais seriam elas, para não dar a impressão de que estamos abandonando algumas disputas. Mas, com certeza, o PT crescerá no cenário nacional", assegurou o presidente nacional do PT, deputado Ricardo Berzoini (SP).

Para que isso aconteça, a estratégia será centrar o foco de atuação nos municípios onde o PT está bem cotado até o momento. De acordo com Berzoini, as últimas pesquisas mostram que na maiorias das cidades onde o PT já governa, as chances de uma reeleição, ou de continuidade do PT no poder, caso o atual prefeito já tenha dois mandatos consecutivos, são grandes. Em alguns casos, até mesmo com vitórias em primeiro turno. Recife e Vitória estariam incluídas neste cenário.

O segundo conjunto de cidades que interessa aos petistas inclui os municípios nos quais há uma tradição de militância forte, uma legenda estruturada e nomes de peso, embora o partido ainda não tenha conseguido chegar ao poder. São cidades importantes politicamente, como, por exemplo, Curitiba, onde a petista Gleisi Hoffmann disputa a prefeitura com o tucano Beto Richa, que lidera, com ampla vantagem, as pesquisas de intenção de voto.

Por ser mulher do ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, Gleisi Hoffmann tem atenção especial da cúpula partidária, tendo inclusive sido beneficiada pela gravação de um depoimento do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que também participará de um ato de campanha da candidata. Do outro lado, Richa fez um jantar com a participação dos governadores José Serra (SP) e Aécio Neves (MG). "É uma campanha muito importante para o partido, para as eleições futuras. Além de Gleisi ser um quadro de muito prestígio", confirmou o tesoureiro do PT, Paulo Ferreira, que participou da reunião do GTE.

O terceiro grupo a receber atenção especial do PT será o que inclui cidades nas quais o partido já foi governo, perdeu e vinha tendo dificuldades em retomar a hegemonia. Neste seleto grupo encontram-se municípios como São Paulo e São Bernardo, onde as boas chances de vitória de Marta Suplicy e Luiz Marinho podem reverter esta situação.

Berzoini afirma que esse cenário traçado pelo GTE inclui não apenas cidades onde o PT tem cabeça de chapa, mas também aquelas onde a legenda apóia legalmente a chapa eleitoral. Apesar de o presidente petista reconhecer a permanência do incômodo político diante da situação, ele admitiu que Belo Horizonte - cidade onde o PT municipal fechou aliança com o PSB apesar das reiteradas recomendações em contrário do Diretório Nacional - foi incluída no ranking de cidades com perspectiva de vitória eleitoral (Márcio Lacerda, do PSB, deve eleger-se no primeiro turno com vice do PT).

O petista confirma que o bom momento do governo federal, com resultados positivos na economia e sucessivas aprovações populares, ajudam nesse momento. "Mas tenho avisado aos candidatos que não descuidem de suas campanhas, depositando todas as esperanças na imagem do presidente Lula. É claro que a gravação eleitoral ou a presença do presidente no palanque alavanca candidaturas, mas essa é uma disputa municipal", completou Berzoini.

O presidente do PT esconde as negociações com Lula sobre futuras gravações para a propaganda. Não desmente nem confirma a possibilidade de Lula gravar uma mensagem de apoio ao deputado Walter Pinheiro (BA), que assumiu o terceiro lugar nas pesquisas de intenção de voto em Salvador. "Todas essas tratativas estão sendo feitas pela Presidência da República. Mesmo naquelas cidades onde o presidente Lula resolve gravar, não me sinto no direito de divulgar".