Título: Mudança no estilo baseia-se em modelo americano
Autor: Janaina Vilella e Catherine Vieira
Fonte: Valor Econômico, 21/02/2005, Empresas &, p. B1

Não é apenas o aumento do consumo e da renda que move as expansões dos shoppings dos grandes centros urbanos. Com a mudança no estilo de vida na última década e o medo crescente da violência, empreendedores estão adaptando as instalações para um novo conceito, já chamado por alguns de "life style". "É um modelo dos shoppings americanos, no qual pode-se passar muito mais tempo no local porque encontra-se uma oferta variada de serviços", avalia Hugo Matheson, diretor-superintendente da administradora de shoppings Egec. "O cliente pode até trabalhar e morar em prédios anexos ao shopping." Por conta disso, os gestores dos empreendimentos vêm tentando seduzir parceiros que possam criar diferenciais nos shoppings. O grupo Multiplan, por exemplo, fechou recentemente uma parceria inédita com o recém-criado Nirvana, um espaço de terapias holísticas, que deve abrir filiais em vários shoppings do grupo, como Barrashopping e Morumbi Shopping. Ou seja, antes ou depois das compras, o cliente poderá fazer yoga, shiatsu ou outra terapia relaxante. Os cinemas também têm sido cortejados. No projeto de expansão do Norte Shopping, do Rio Sul e do Shopping Tijuca (todos no Rio) serão abertos 23 novos espaços de projeção. "A idéia é fazer com que o cliente possa atender todas as suas necessidades com uma ida ao shopping", explica Luiz Alberto Quinta, superintendente da administradora Renasce. Por conta dessa expectativa de que os clientes poderão passar muito mais tempo no local, praticamente não há projeto de expansão que não preveja uma ampliação dos estacionamentos. (JV e CV)