Título: Arábia Saudita põe fim a manifestações
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 12/03/2011, Mundo, p. 17

A Arábia Saudita lançou uma maciça operação de segurança ontem, em uma ameaçadora demonstração de força para dissuadir os manifestantes de levar adiante o plano de celebrar um ¿Dia de Fúria¿ para pressionar a adoção de reformas democráticas no reino conservador.

Manifestações estavam previstas para o meio-dia, depois das orações desta sexta-feira, dia santo para os muçulmanos, mas enquanto as mesquitas se esvaziavam não havia sinais de passeatas e as forças de segurança controlavam postos de segurança em localizações-chave de várias cidades.

A Arábia Saudita, com cerca de um quarto das reservas de petróleo do mundo, é chave para a segurança no Oriente Médio. Até agora, o reino tem sido poupado da rebelião política que tomou de assalto países vizinhos como o Iêmen e varreu do poder lideranças autocráticas de Egito e Tunísia.

Feridos No Iêmen, 14 pessoas ficaram feridas ontem, três delas por tiros disparados pela polícia para dispersar uma manifestação antigoverno em Sanaa. Milhares de pessoas participaram de passeata para exigir a saída do presidente iemenita, Ali Abdullah Saleh, levando cartazes com os dizeres ¿O tirano deve partir¿, em meio à mobilização policial.

O protesto aconteceu no dia seguinte a uma proposta do presidente, no poder há 32 anos, de deixar o governo no fim do ano, mas essa concessão foi rejeitada pela oposição que exige sua partida imediata.

No Barein, a polícia usou gás lacrimogêneo para dispersar os manifestantes que tentavam promover um ato contra o governo e entraram em confronto com os simpatizantes da monarquia. O conflito ocorreu na área próxima ao palácio real, na capital, Manama. Em reação às bombas de gás lacrimogêneo, os manifestantes jogaram pedras na direção dos policiais.