Título: Brasil e EUA mais próximos
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 12/03/2011, Mundo, p. 17

A presidente Dilma Rousseff terá uma relação mais objetiva e positiva com os Estados Unidos do que o ex-Inácio Lula da Silva, na avaliação do ex-embaixador do Brasil em Washington. Para Roberto Abdenur, a visita do presidente Barack Obama ocorre no momento politicamente mais ¿oportuno¿ para os dois países. Abdenur passou por Washington em duas oportunidades. A primeira entre 1973 e 1975, ainda no início da carreira diplomática, e a segunda, como embaixador do Brasil nos Estados Unidos, entre 2004 e 2007.

Ele avalia que a relação bilateral terá avanços sob o comando de Dilma. ¿Se há um país que ela interagiu muito ativamente foram os Estados Unidos¿, afirmou Abdenur em entrevista à Reuters. Quando ministra das Minas e Energia e da Casa Civil, a presidente ampliou seus laços com os norte-americanos. ¿A presidente Dilma tem até, eu diria, uma visão mais objetiva, mais positiva do relacionamento com os Estados Unidos do que teve o presidente Lula.¿

O presidente norte-americano visita o Brasil nos dias 19 e 20 deste mês. Em Brasília, Obama terá reuniões de trabalho com Dilma e à noite leva a família para jantar no Palácio do Alvorada. No Rio, a agenda ainda não está definida. Em sua primeira visita à América do Sul, ele também irá ao Chile.

Para o diplomata, os dois países chegaram a um momento em que a relação bilateral supera posições divergentes em fóruns multilaterais. ¿Houve uma mudança muito grande, muito significativa na dinâmica dessa relação¿, disse. ¿Passou a ser uma relação verdadeiramente de mão dupla, e não só de interdependência, mas de entrelaçamento.¿ Abdenur acredita que agora é preciso um salto qualitativo na atuação dos dois países, uma ¿abordagem estratégica¿ para os futuros acordos.