Título: Oferta de crédito externo às PPP
Autor: Luciana Otoni
Fonte: Gazeta Mercantil, 20/09/2004, Primeira Página, p. A-1
As empresas americanas KS+A e Ridge Partners têm propostas concretas. Empresas nacionais e estrangeiras do setor da infra-estrutura começam a se preparar para aproveitar as oportunidades de negócio que surgirão com o advento das Parcerias Público-Privadas. Os entraves políticos que estão adiando a aprovação do projeto no Senado, na avaliação dos empresários, deverão ser superados. "Nós achamos que até o fim do ano as PPP serão aprovadas", disse o presidente do Sindicato Nacional da Indústria da Construção Pesada, Luiz Fernando Santos Reis.
Bem informados quanto à limitação da capacidade de autofinanciamento do setor público, alguns desses empresários chegam ao mercado oferecendo um novo modelo de prestação de serviço que abrange a captação de financiamento externo, construção e mon-tagem de equipamentos públicos em geral. Esta, por exemplo, é a proposta das empresas americanas KS+A e Ridge Partners Financial Group. Na semana passada, os vice-presidentes da KS+A, Edward Skahan e John J. Kluber, iniciaram a primeira visita ao Brasil com a finalidade de identificar negócios e fazer contatos no meio empresarial e político. A KS+A, especializada em projetos para o setor público, chega ao País com o suporte do brasileiro Alex Alves, diretor de negócios internacionais da Ridge Partners, sediada nos Estados Unidos.
"A KS+A oferecerá os serviços de arquitetura, engenharia e construção ao setor público e a Ridge fará a alavancagem do financiamento. Possuímos uma carteira de 12 bancos e o EximBank como um avalista das operações. Vamos chegar junto aos bancos e perguntar: quem oferece o menor juro?", disse Alex Alves.