Título: Mais de 900 mortes na serra do Rio
Autor: Santana, Ana Eliza ; Franco, Pedro Rocha
Fonte: Correio Braziliense, 11/03/2011, Brasil, p. 7

O ano de 2011 começou marcado por tragédias decorrentes de fortes chuvas que atingiram várias partes do país, principalmente a região serrana do Rio de Janeiro. O temporal que resultou no maior desastre natural da história do Brasil ocorreu em 11 de janeiro. Deixou mais de 900 mortos em cinco municípios fluminenses e mais de 35 mil pessoas desabrigadas e desalojadas. Os deslizamentos de encostas e as enchentes provocadas pelo grande volume de chuva descaracterizaram as belas cidades da região serrana do Rio.

Nova Friburgo foi o município com a maior quantidade de vítimas, com 426 mortos. Teresópolis registrou 381; Petrópolis, 71; Sumidouro, 21; São José do Vale do Rio Preto, 4. Bom Jardim teve um morto. Um mês depois da catástrofe, mais de 400 pessoas ainda estavam desaparecidas. Diante das cenas de horror e de destruição, milhares de pessoas no Brasil inteiro se solidarizaram com a situação e doaram toneladas de alimentos, roupas e água para as vítimas das enchentes.

A tragédia também marcou o começo de governo da presidente Dilma Rousseff. Ela fez sua primeira viagem oficial depois que assumiu o posto justamente à região atingida pelas chuvas no interior fluminense. Na ocasião, prometeu ajudar a reconstrução das cidades com R$ 100 milhões. Depois, Dilma anunciou um plano inédito para evitar grandes tragédias, com o lançamento de um sistema nacional de alerta.

Minas Gerais também registrou prejuízos causadas pelas chuvas no começo do ano. Pelo menos 199 casas foram destruídas e 5.381 apresentaram danos em vários municípios. Os temporais afetaram a vida de aproximadamente 1,2 milhão de pessoas.