Título: Presidente recupera a popularidade
Autor: Riomar Trindade
Fonte: Gazeta Mercantil, 20/09/2004, Política, p. A-7
De acordo com a pesquisa Ibope, o resultado se deve ao bom desempenho da economia. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva começa a recuperar a popularidade e o grau de aprovação de seu governo pela população brasileira. A pesquisa do Ibope divulgada ontem revela que a aprovação do governo Lula subiu para 55%, quatro pontos percentuais acima dos 51% do levantamento realizado em junho. A desaprovação do governo federal caiu de 42% há três meses para 36% agora. A pesquisa, uma iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), foi feita entre os dias 9 e 14 deste mês e entrevistou 2.002 eleitores ¿ pessoas com 16 anos e mais ¿ em 140 municípios de todas as regiões do País.
De acordo com a pesquisa, a melhora do cenário econômico é o principal fator para a recuperação da popularidade do presidente da República. "Ao contrário da pesquisa anterior, nos primeiros sinais de recuperação da economia ainda não eram percebidos pela maioria da sociedade, a atual mostra uma perspectiva mais positiva da opinião pública em relação ao desemprego e à inflação", diz a CNI.
No caso do desemprego, o percentual das pessoas que acreditavam em aumento caiu de 55% em junho para 44% em agosto. A pesquisa CNI/Ibope registra também redução da preocupação com os índices de inflação, embora ainda permaneça elevado o percentual de expectativa negativa. Na pesquisa deste mês, 47% disseram que a inflação vai aumentar e 16% acham que haverá redução. Em junho, esses percentuais eram de 55% e 12%, respectivamente.
A pesquisa CNI/Ibope mostra ainda que 38% dos entrevistados avaliam o governo do PT como "ótimo/bom" (29% em junho) e 19% das pessoas consultadas acham o governo "ruim/péssimo" (26% em junho). Segundo a sondagem divulgada na sexta-feira, 40% dos entrevistados consideram o governo como "regular". Em junho, 42% tinham esta avaliação.
A confiança da população no presidente Lula também aumentou, revela a pesquisa: 58% dos entrevistados disseram confiar em Lula, ante 54% que manifestaram confiança na pesquisa de junho. A taxa dos que não confiam caiu entre uma pesquisa e outra: era de 43% em junho e foi reduzida para 37% dos entrevistados agora.
Outro dado importante da pesquisa mostra que os brasileiros consideram que as ações do governo têm os melhores resultados no combate à fome e à pobreza, embora o Programa Fome Zero ainda engatinhe. Na visão da sociedade, o desemprego continua sendo o maior problema do governo Lula. Ou seja, 36% dos entrevistados apontaram as ações do governo no combate à fome e à pobreza como as de melhor resultado ¿ em junho, o item foi indicado por 34%.