Título: Petrobras anuncia descoberta em Angola
Autor:
Fonte: Gazeta Mercantil, 16/10/2008, Infra-Estrutura, p. C8

Milão (Itália) e São Paulo, 16 de Outubro de 2008 - A Petrobras, ao lado das petrolíferas Eni, empresa italiana, e Sonangol, estatal da Angola, descobriram novas reservas de petróleo em águas profundas no território marítimo do país africano. A italiana detém 35% do bloco, seguida pela SSI Fifteen Limited (20%), Sonangol (15%), Total (5%), Falcon Oil Holding Angola AS (5%), Statoil Angola Block (5%) e a Petrobras, com 5% de participação.

A reserva encontrada está localizada a cerca de 350 quilômetros de Luanda, comunicou a Eni. A gravidade do petróleo é maior do que o esperado, o que confirma o grande potencial do Bloco 15/05, segundo a empresa. "Esta descoberta, próxima ao campo de Sangos (anunciado recentemente), será seguida da exploração de outros poços em estruturas próximas, que têm potencial significativo na obtenção de sinergias no desenvolvimento da área oeste do bloco", disse a Eni.

"Após a descoberta, serão perfurados outros poços em estruturas vizinhas, com vistas a avaliar o potencial e buscar sinergias para o desenvolvimento da parte ocidental do Bloco 15/06", informou a Petrobras.

Aportes de US$ 900 milhões

A estatal brasileira começou a atuar na Angola em 1979 e tem investimentos previstos de US$ 900 milhões para o período 2008 a 2012 naquele país, segundo o Plano de Negócios em curso. De acordo com a estatal, na Angola está o maior número de poços exploratórios "offshore" (ou seja, no mar) da companhia fora do Brasil. A Angola "representa o quarto maior investimento individual da Petrobras fora do Brasil", afirmou a estatal em comunicado.

(Gazeta Mercantil/Caderno C - Pág. 8)(Reuters e Redação)