Título: A incrível disparada de Maggioni nas pesquisas
Autor: Edson Álvares da Costa
Fonte: Gazeta Mercantil, 20/09/2004, Política, p. A-8
O crescimento surpreendente de do prefeito e candidato à reeleição Gilberto Maggioni (PT) na corrida eleitoral em Ribeirão Preto parece ter pelo menos uma explicação: a entrada do jornalista José Wilson Toni na campanha petista. A disputa na cidade reveste-se de importância simólica, pois é berço político do ministro da Fazenda Antonio Palocci Filho, que deixou a prefeitura para ser coordenador do projeto de governo de Luiz Inácio Lula da Silva.
Há duas semanas, antes de Toni aparecer no palanque do PT, o prefeito Maggioni aparecia em terceiro lugar nas pesquisas eleitorais, com 10% das intenções de voto. O desempenho pífio o deixava longe do segundo turno na terra do ministro Palocci e chegou a causar desânimo na cúpula da legenda na região. No entanto, segundo a última pesquisa realizada pelo Instituto Ibope, divulgada na semana passada, Maggioni apresentou uma alta de nove pontos percentuais e, com 19% das intenções de voto, surge em situação de empate técnico com o candidato Welson Gasparini (PSDB), com 20%. Liderando as pesquisas de intenção de voto, permanece Baleia Rossi (PMDB), com 27%. "Acho que ajudei um pouquinho o Maggioni", diz Wilson Toni.
O controverso radialista e âncora de telejornal, que já foi vereador, deputado estadual e secretário de Estado. "Mesmo ocupando cargos eletivos, nunca deixei de ser repórter", diz Toni. Aos 51 anos, o empresário e comunicador aposta na sua popularidade para reeleger o candidato à reeleição pelo PT. "Até porque ele (Magionni) liderava todas as pesquisas de intenções de voto antes das eleições", justifica o jornalista.
Depois que o radialista subiu no palanque do PT pela primeira vez, há pouco mais de duas semanas, em showmício, animado pela dupla Zezé de Camargo e Luciano, o comando de campanha de Maggioni apresentou na TV trechos em que em que Toni declara o voto ao prefeito. A primeira reação veio da campanha do tucano Gasparini, que tem colocado na sua propaganda eleitoral, depoimentos anteriores de Toni em que ele culpa Maggioni pelo caos saúde. "Sempre critiquei e vou continuar criticando, para que os erros sejam corrigidos", rebate Toni.
Outra reação veio na madrugada da última segunda-feira, quando se espalhou pelas ruas de Ribeirão Preto um folheto anônimo afirmando que Toni teria recebido R$ 3 milhões para entrar na campanha petista. Toni reproduziu o folheto, em tamanho natural, na edição seguinte de seu jornal Verdade. "As afirmações são absurdas, mas faço questão de publicar o folheto, para que a população tome conhecimento do que ocorre durante um período eleitoral, quando o moral e o valor das pessoas passam a ser desrespeitados", diz Toni.
O empresário também pediu a desfiliação do PFL -que apóia o líder nas pesquisas Baleia Rossi- para voltar a aparecer na propaganda de Maggioni. "Sempre defendi uma candidatura própria do meu partido, mas, como fui voto vencido, fiz uma opção pessoal", justifica.
No comando de uma centena de repórteres e colaboradores, Toni atua no rádio e TV e na imprensa escrita. "No rádio e na TV, tenho os produtos, mas faltam as emissoras", afirma Toni, que compra espaço do Sistema Clube de Comunicação, retransmissora local da Band.
Toni acorda cedo para fazer o programa de rádio, que chega a 30 cidades, e tem 75% de audiência segundo o Instituto Ibope, o equivalente a uma audiência de 150 mil pessoas só em Ribeirão Preto. Na TV , Toni tem mais de 40% de audiência. Isto significa que atinge 79 cidades com população total de 4,5 milhões de habitantes e é assistido, segundo ele, por mais de 1 milhão de telespectadores, de segunda a sexta-feira. O jornal impresso, diário, tem tiragem de 13 mil exemplares.
Com audiência, não faltam anunciantes. São mais de 100 no total: shopping centers, escolas, concessionários de veículos, lançamentos imobiliários, restaurantes, clínicas médicas, clubes, roupas, jóias, colchões, cosméticos, materiais de construção e até prefeituras. "Só de supermercados, são doze", conta. Rádio, TV e jornal impresso alimentam-se reciprocamente de conteúdo, criando um círculo de informações que faz de Toni um dos homens mais influentes da região. "Ele manda na região", diz o sócio de uma conceituada empresa de pesquisa de opinião.
Apesar dos fatos policiais serem a vedete em seus programas, há espaço para cultura, esportes, economia e política. Formado em direito, Toni faz tudo de improviso. Escolhe as matérias segundos antes de elas irem para o ar. Fala sobre qualquer assunto: dos problemas de enchente em Jaboticabal à violência em Pirassununga, do setor calçadista em Franca à cassação do mandato do prefeito da cidade Barrinha. As críticas e os comentários são quase sempre mordazes.
Nestas eleições, Toni está entrevistando os candidatos a prefeito de pelo menos 20 municípios da região. E ainda encontra tempo para promover os Jogos da Primavera -olimpíada estudantil realizada há 22 anos, que reunirá neste ano 15 mil estudantes de onze cidades da região; gincana no aniversário de Ribeirão Preto - que até o momento arrecadou 100 mil quilos de alimentos; e o Garota Verdade, concurso que elege as mulheres mais belas entre os 40 municípios da região.