Título: Argentina restringe importações
Autor:
Fonte: Gazeta Mercantil, 17/10/2008, Internacional, p. A11
Buenos Aires, 17 de Outubro de 2008 - A aduana argentina anunciou ontem a adoção de novas medidas para frear a entrada de produtos têxteis, metalúrgicos e eletrodomésticos, principalmente com origem do Brasil e da China, com o objetivo de proteger a indústria nacional.
Silvina Tirabassi, responsável pela aduana argentina, explicou ao jornal Clarín que foram acrescentadas restrições à entrada de 50 produtos têxteis, 20 produtos eletrodomésticos e 50 itens metalúrgicos relacionados à indústria de motos provenientes principalmente do Brasil e da China, que antes não estavam taxados pelo país.
Tirabassi acrescentou que também serão intensificadas as operações de fiscalização para evitar a triangulação de produtos. "Prevendo-se um aumento nas importações, se redobrarão as medidas", acrescentou.
Proteção
O anúncio chega um dia depois de empresários e sindicalistas solicitarem ao governo proteção à indústria nacional diante da crise financeira.
Diversos setores produtivos da Argentina temem que a atual desvalorização do real torne os produtos brasileiros mais competitivos, aumentando o déficit argentino na balança comercial dos dois países..
(Gazeta Mercantil/Caderno A - Pág. 11)(Ansa)