Título: Pesquisa confirma Kassab como favorito em SP
Autor:
Fonte: Gazeta Mercantil, 20/10/2008, Política, p. A11
São Paulo, 20 de Outubro de 2008 - A seis dias da eleição, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), continua na liderança na disputa pelo segundo turno da prefeitura da capital paulista, de acordo com pesquisa Datafolha. O candidato oscilou um ponto percentual para baixo e está com 53% das intenções de voto. Marta Suplicy (PT) se manteve estável, com 37% das preferências.
Ontem, no programa eleitoral, Kassab fez questão de destacar a vantagem de 16 pontos sobre a adversária. Já a ex-prefeita criticou a saúde da gestão do prefeito ao apresentar declarações de pacientes com dificuldade para marcar consultas.
Em campanha por Marta em São Paulo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse que Marta sofre preconceito da elite por ter defendido durante sua gestão (2000-2004) os direitos dos pobres e das minorias, como os homossexuais.
A declaração de Lula vem na esteira da polêmica sobre a sexualidade de Kassab, levantada pela campanha petista. "Quando tínhamos esse preconceito, ela defendia [os homossexuais] na TV Mulher", disse Lula em ato pró-Marta. "Quem é que participava dessas atividades [Parada Gay] na Avenida Paulista? Quem é endeusada na Paulista?", completou Lula, enquanto se voltava para um canto onde estavam bandeiras do arco-íris.
Lula também criticou o governador José Serra ao comentar a crise na polícia paulista, depois de policiais civis, em greve, terem entrado em confronto com militares que impediam o acesso ao Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista. Segundo ele, o tucano errou ao afirmar que o conflito teve motivação eleitoral. Serra é o principal patrocinador da candidatura de Kassab.
"O governador Serra não tinha o direito de, me conhecendo como me conhece, acusar o PT. Espero que, em algum momento, ele peça desculpas por essa heresia que ele falou. Quem não quer ser cobrado pelo povo que não entre no governo. Isso [o protesto dos policiais civis] é democracia."
Empate no Rio
No Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PMDB) e Fernando Gabeira (PV) estão tecnicamente empatados. O candidato verde tem 44% das preferências, enquanto Paes aparece com 42% das intenções de voto. Em Belo Horizonte, Leonardo Quintão (PMDB) está na frente, com 47% dos votos, contra 37% de Márcio Lacerda (PSB). João Henrique (PMDB) e Walter Pinheiro (PT) estão empatados em Salvador, com 44% das intenções de voto cada um.
(Gazeta Mercantil/Caderno A - Pág. 11)(Redação)