Título: Crise já afeta comércio exterior
Autor:
Fonte: Gazeta Mercantil, 21/10/2008, Nacional, p. A4
Brasília, 21 de Outubro de 2008 - As fortes oscilações do mercado financeiro já refletem no comércio externo brasileiro, em virtude da redução de linhas de crédito para exportações e pelo represamento de importações nos portos, sem desembarque, por causa das altas na cotação do dólar. É o que mostra o movimento comercial da terceira semana de outubro, de 13 a 18, quando as vendas brasileiras para o exterior caíram 4,37% em relação à semana anterior, de 6 a 11de outubro. As importações também foram 4,65% menores, na mesma base de comparação.
Segundo boletim do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, divulgado ontem, as vendas brasileiras de produtos básicos aumentaram 24,2% entre as duas semanas. Ao contrário, as exportações de manufaturados caíram 10,4% e as vendas de bens semimanufaturados diminuíram 32,1%. Quanto às importações, o ministério registrou retração nos desembarques de equipamentos mecânicos, instrumentos de ótica e precisão, plásticos e obras, aeronaves e partes, além de queda significativa nas compras externas de adubos e fertilizantes.
O saldo da balança comercial (exportações menos importações) soma no ano US$ 20,530 bilhões, o que resulta em um desempenho 37,7% abaixo do superávit registrado no mesmo período do ano passado, em razão das compras externas terem crescido bem mais que as vendas.
(Gazeta Mercantil/Caderno A - Pág. 4)(Agência Brasil)