Título: Deputados e senadores debatem crise
Autor:
Fonte: Gazeta Mercantil, 21/10/2008, Política, p. A12

Brasília, 21 de Outubro de 2008 - O ministro da Fazenda, Guido Mantega, e o presidente do Banco Central (BC), Henrique Meirelles, são os principais convidados do debate que a Câmara Federal realiza hoje para discutir a crise no sistema financeiro internacional. No centro das atenções está a Medida Provisória 442/08. Ela foi editada no início deste mês com o objetivo de dar mais instrumentos ao BC para garantir a liquidez de pequenos e médios bancos brasileiros, que estão com dificuldades para conseguir empréstimos temporários - conhecidos como redescontos - devido ao fechamento de linhas de crédito internacionais.

A MP permite ao Banco Central aceitar, como garantia da operação, as carteiras de crédito dos bancos, contanto que sejam enquadradas em categorias de baixo risco (AA, A ou B). O assunto já foi regulamentado pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). Outra opção permitida pelo CMN é o uso de debêntures (títulos emitidos por sociedades anônimas para captar recursos no mercado). Nesse caso, eles deverão ser de empresas não financeiras.

Amanhã será a vez de Mantega e Meirelles discutirem com os senadores a crise financeira mundial e o impacto dela na economia brasileira. O debate será parte de uma audiência pública na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e atende a requerimentos do presidente da CAE, senador Aloizio Mercadante (PT-SP), e dos senadores Pedro Simon (PMDB-RS) e João Tenório (PSDB-AL).

(Gazeta Mercantil/Caderno A - Pág. 12)(Agência Senado)