Título: Inflação segue como prioridade para BC
Autor: Rosa, Silvia
Fonte: Gazeta Mercantil, 21/10/2008, Finanças, p. B1
São Paulo, 21 de Outubro de 2008 - O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, reafirmou hoje que o compromisso da autoridade monetária continua sendo o regime de metas para a inflação e disse que as decisões do BC devem levar em conta o cenário de incerteza com a crise no mercado financeiro internacional. "As decisões do Copom (Comitê de Política Monetária) continuarão condicionadas a nossas projeções para a inflação e o balanço de risco associados a essas projeções, levando em conta os desenvolvimentos recentes dos mercados", disse.
Meirelles destacou que o acúmulo de reservas internacionais hoje permitem que o BC ofereça alternativas para as restrições criadas pela crise nos financiamentos internacionais em dólares. Além disso, a liberação dos depósitos compulsórios tem permitido ao BC prover liquidez para o sistema financeiro. "A atuação do BC visa mitigar os impactos da crise sem artificialismo que podem gerar riscos de desequilíbrio para a economia. O compulsório e as reservas dão condições para enfrentar a turbulência com serenidade ", afirmou durante evento de posse do novo presidente da Associação Nacional dos bancos de Investimento (Anbid).
Entre as medidas adotadas pela autoridade monetária para reduzir os impactos da crise sobre o Brasil, está o primeiro leilão de empréstimos em dólares com garantias, realizado ontem, que visa prover liquidez às operações de comércio exterior. (Gazeta Mercantil/Finanças & Mercados - Pág. 1)(Silvia Rosa)