Título: Itália cobra mudança em plano energético
Autor:
Fonte: Gazeta Mercantil, 21/10/2008, Infra-Estrutura, p. C4

Luxemburgo, 21 de Outubro de 2008 - Em resposta ao pedido da Itália de modificar o pacote de medidas para o clima e energia da União Européia (UE), foi aberta ontem em Luxemburgo uma negociação entre os 27 membros do bloco, com o objetivo de se chegar a um acordo sobre os objetivos fiscais do plano europeu.

O pacote prevê uma redução de 20% nas emissões de gás carbônico, um aumento de 20% no consumo de energia alternativa, além de outros 20% de eficiência energética até o ano de 2020.

Durante o Conselho de Ministros do Meio Ambiente, a ministra italiana Stefania Prestigiacomo declarou que, a respeito das medidas de luta contra os gases do efeito estufa, seu país tem "muitos pedidos de modificações, entre eles a introdução de uma cláusula de revisão". "Estamos aqui com boas intenções, para a realização de uma verdadeira negociação sobre este pacote, que precisa de profundas mudanças", defendeu a ministra.

Pretigia como ressaltou ainda que, "se a Comissão Européia concordar, será criada uma comissão especializada para verificar os custos". "Nós temos certeza dos nossos números, até porque a base de partida destes custos é a mesma da UE. Portanto, francamente, não entendemos a polêmica", explicou Pretigia como, acrescentando que a Itália tem certeza de que "a forma como está o pacote não é boa".

(Gazeta Mercantil/Caderno C - Pág. 4)(Ansa)