Título: Gerdau cobra redução de custos para o setor produtivo
Autor: Morais, Márcio de
Fonte: Gazeta Mercantil, 29/10/2008, Nacional, p. A6

29 de Outubro de 2008 - O presidente do Conselho de Administração da Gerdau, Jorge Gerdau, disse que a política adotada pelo governo para melhorar a liquidez do sistema financeiro "está correta". Porém, cobrou flexibilidade do governo para que o dinheiro chegue ao caixa das empresas que passam por dificuldades de acessar crédito no mercado.

Gerdau reclamou do atraso dos investimentos em infra-estrutura e disse que o governo precisa reduzir os custos para o setor produtivo e evitar que toda a economia brasileira seja afetada pela crise. O empresário acrescentou que o governo precisa "dar um sinal claro de confiança para que o setor privado mantenha os investimentos".

Gerdau criticou o tamanho do Estado na economia. Segundo ele, 40% do Produto Interno Bruto (PIB) está nas mãos do setor público. "Com essa crise não podemos viver num mundo diferente do governo que detém 40% do PIB brasileiro. E se vê o funcionalismo público pedindo aumento salarial", disse o empresário. "Temos que reduzir esse tamanho em 10% ou 15% para sobrar recursos para investimentos", disse o empresário. Gerdau participou ontem do Encontro Nacional da Indústria, promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e que prossegue hoje em Brasília.

(Gazeta Mercantil/Caderno A - Pág. 6)(V.M.)