Título: Indústria estuda pedir garantia de crédito ao BNDES
Autor: Batista, Fabiana
Fonte: Gazeta Mercantil, 29/10/2008, Agronegócio, p. B11
29 de Outubro de 2008 - A indústria sucroalcooleira do Brasil precisa de financiamentos para seus estoques de álcool e para a manutenção do fluxo das exportações de açúcar, disse ontem o presidente da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), Marcos Jank.
Durante um seminário, Jank declarou que a crise de crédito reduziu a capacidade do setor de conseguir financiamento, além de bloquear o crédito para investimento. "Precisamos de dinheiro para financiar os estoques de álcool durante o período de entressafra (janeiro a março) e para satisfazer a demanda mundial por açúcar", disse Jank.
Analistas afirmam que as dificuldades de crédito para a formação de estoques podem levar a uma forte volatilidade nos preços, já que os produtores podem ser forçados a vender seu produto a qualquer preço para conseguir dinheiro.
Isso pode ser um problema para o álcool, onde a maior parte das vendas é no mercado à vista.
Na área de açúcar, o principal problema é a restrição de crédito para as exportações. As usinas normalmente usam linhas de crédito para exportação oferecidas por tradings ou bancos privados. Tais linhas, no entanto, reduziram-se bastante e estão com juros mais altos.
A indústria avalia a possibilidade de pedir ao governo a garantia de oferta de crédito, inclusive para investimentos. "O setor tem investido muito (em expansão) e tem agora crédito para investimento bloqueado", disse ele.
A maior parte do problema estaria ligada ao BNDES, que financiava a expansão industrial. Jank explicou que o pedido para ajuda financeira ainda não foi definido, mas afirmou que a Unica está em negociações com o BNDES.
(Gazeta Mercantil/Finanças & Mercados - Pág. 11)(Reuters São Paulo)