Título: Crise faz Vale anunciar cortes na produção e ações fecham em alta
Autor:
Fonte: Gazeta Mercantil, 03/11/2008, Indústria, p. C2

Rio, 3 de Novembro de 2008 - O presidente-executivo da Companhia Vale do Rio Doce (Vale), Roger Agnelli, afirmou na sexta-feira que a crise econômica global será intensa por alguns meses e que alguma recuperação deverá vir apenas em 2009. Como reflexo da queda na demanda no setor, os preços no mercado disponível de minério de ferro, no qual são negociados volumes que não estão incluídos nos contratos de longo prazo, despencaram, afirmou ele. "Alguns acham que a crise pode durar dois anos. Eu acho que os próximos três ou quatro meses terão uma intensidade fortíssima, e a recuperação poderá vir no segundo trimestre de 2009."

A Vale anunciou na sexta-feira a interrupção da produção de minério de ferro em algumas unidades no Brasil, deixando de produzir aproximadamente 30 milhões de toneladas, cerca de 10% de sua produção total. A companhia também suspendeu a produção em algumas unidades fora do Brasil, devido à queda na demanda por minérios e alguns tipos de metais.

A empresa concedeu férias coletivas que poderão durar de 15 a 20 dias, dependendo do lugar. "É um aperto momentâneo. O mercado tende a um rearranjo fortíssimo, então em grandes mercados como a China as siderúrgicas estão cortando a produção. A construção civil caiu e não tem porque continuar a produzir aço para deixar no estoque", afirmou. Como resultado dessa situação, o executivo disse que os valores do minério de ferro no chamado "mercado spot" desabaram.

"Os preços no mercado (spot) hoje são de liquidação. E você tem vários traders que compraram e estocaram e agora têm que vender por qualquer preço", afirmou Agnelli, acrescentando que a Vale não pretende participar desse mercado neste momento. "Os preços não são reais. Estão vendendo para pagar a conta de ontem."

O presidente da Vale afirmou que a empresa vai aproveitar a pausa no ritmo do mercado para trabalhar em manutenção e eliminar alguns gargalos, operações que haviam sido deixadas de lado pelo forte movimento de produção e vendas que reinava no setor há poucos meses."Estávamos trabalhando com 110% da capacidade. Estávamos trabalhando sem estoque, e agora estamos voltando ao normal", afirmou. A companhia decidiu paralisar atividades de algumas minas, produtoras de minérios de menor qualidade, do Sistema Sul e Sudeste, em Minas Gerais.

A companhia também divulgou que duas unidades pelotizadoras, representando cerca de 20% da capacidade nominal de produção de pelotas, vão interromper suas atividades para entrarem em manutenção a partir de novembro. Agnelli, deixou claro que não vai abrir mão do ajuste adicional para o minério de ferro ainda sobre os contratos de 2008, junto aos seus clientes asiáticos, indicando que as negociações em 2009 na região podem se prolongar para meados do ano.

"A Vale foi a empresa que mais investiu para atender a siderurgia chinesa, se não tivéssemos investido tanto de 2001 para cá, a siderurgia chinesa não estaria produzindo o que produz."

A Vale previa vender este ano mais de 100 milhões de toneladas para a China, seu maior cliente, mas com a retração não faz novas projeções. Segundo Agnelli, por ser o mercado que mais cresceu é também o que está sofrendo maior impacto com o recuo de crédito no mundo. "Naquele mercado (chinês), que estava mais aquecido, é onde a gente sente maior impacto, é onde a economia está desacelerando com maior velocidade, vem de 12% de crescimento e deve cair para 8%."

As medidas anunciadas pela mineradora foram consideradas acertadas pela BrascanCorretora de Títulos e Valores que avaliou que apesar dos cortes reduzirem o pontencial de vendas com repercussão imediata na receita e na geração de caixa no curto prazo, é mais adequada face a queda na demanda. O mercado reagiu bem a notícia. As ações da Vale fecharam em alta na sexta-feira. As ON subiram 2,15% para R$ 28,39 e as PNA tiveram alta de 0,79% para R4 25,40. O índice da bolsa (Ibovespa) teve queda de 0,51%.

(Gazeta Mercantil/Caderno C - Pág. 2)(Reuters)