Título: Só quatro cassações
Autor: Borba, Julia
Fonte: Correio Braziliense, 14/03/2011, Cidades, p. 21

Dos quatro parlamentares que perderam o mandato após a criação do Conselho de Ética da Câmara dos Deputados, três estavam envolvidos no escândalo do Mensalão do PT, conhecido como o esquema de pagamento de propina à base aliada em troca de apoio político na Casa. Roberto Jefferson (PTB) denunciou a prática e desencadeou a maior crise política na primeira gestão do então presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva.

Apesar de estar licenciado da função de deputado, o ex-ministro chefe da Casa Civil José Dirceu (PT), descrito pelo Ministério Público Federal como o ¿chefe do organograma delituoso¿, não foi poupado pelos colegas parlamentares e, assim como Jefferson, acabou cassado. Ele chegou a recorrer da decisão no Supremo Tribunal Federal, mas a corte entendeu que o petista era detentor do mandato à época das denúncias.

Pedro Corrêa (PP) também foi barrado pelo Conselho de Ética. Ele foi acusado de ter autorizado o PP a receber recursos do caixa dois do PT por meio do empresário Marcos Valério. Corrêa admitiu ter recebido R$ 700 mil, mas disse que o dinheiro foi usado para pagar a defesa do ex-deputado Ronivon Santiago, processado por compra de votos no Acre. Já na versão de Marcos Valério, a quantia doada foi de R$ 4 milhões.