Título: Varig reforça rotas na América do Sul
Autor: Sonia Moraes
Fonte: Gazeta Mercantil, 20/09/2004, Transportes & Logística, p. A-14

Empresa arrenda quatro Boeing 757-200 que têm custo/assento 9% menor que a família 737. A Varig vai colocar em operação quatro aviões para ampliar a sua cobertura na América do Sul. Segundo o vice-presidente de planejamento, Alberto Fajerman, o primeiro avião entra em operação na quarta-feira, dia 22, nas rotas Buenos Aires, São Paulo e Lima. O segundo deve chegar, de Seattle (EUA), dia 26 deste mês para entrar em operação dia 10 de outubro, num trajeto diário do Rio de Janeiro, São Paulo até Caracas. O terceiro e quarto avião está programado para novembro e dezembro. "Este é um projeto mais ousado, pois vai ligar Buenos Aires até Manaus, passando toda a região Nordeste", destacou Fajerman.

As quatro aeronaves, de ano de fabricação 2000, foram arrendadas junto à ILFC, maior empresa operadora de leasing do mundo. São aviões da família 757-200, segunda geração dos modelos 757 da Boeing. "Estou muito entusiasmado, pois é um avião feito para voar de maneira produtiva", disse Fajerman. A capacidade é de 176 passageiros, sendo 20 assentos executivos e 156 econômicos.

Com os novos aviões, a Varig amplia em 38% a sua oferta de vôos na América do Sul, que, segundo Fajerman, representa 18% de todo o movimento internacional da empresa. "O custo por assento será 9% mais barato que os da família 737", destacou o executivo. A ampliação da oferta de vôos para a América do Sul é um fato muito positivo para o crescimento e a recuperação da companhia, que espera obter melhora na sua rentabilidade.

Desempenho operacional

Segundo o Departamento de Aviação Civil (DAC), de janeiro a agosto deste ano as companhias aéreas brasileiras ofertaram 20,271 bilhões de assentos/quilômetros nas linhas internacionais. Desse total, a Varig respondeu por 85,24%, com 17,28 bilhões de assentos. A TAM teve 14,68% de participação, com 2,975 bilhões de assentos/quilômetros ofertados dos. A Varig teve 13,119 bilhões de passageiros/quilômetros pagos, a TAM 2,15 bilhões.

Nas linhas domésticas o total de assentos oferecidos pelas companhias aéreas foi de 28,761 bilhões no período, crescimento de 2,16% sobre janeiro a agosto de 2003, quando foram oferecidos 28,153 bilhões de assentos/quilômetros. O grupo Varig, que inclui a Varig, Rio-Sul e Nordeste, ofereceu 8,626 bilhões de assentos por quilômetro, 8,13% menos que igual período de 2003, quando a oferta foi de 9,389 bilhões de assentos/quilômetros.

Juntas, as companhias aéreas brasileiras registraram nos vôos domésticos de janeiro a agosto 18,479 bilhões de passageiros/quilômetros pago. A Varig teve 5,646 bilhões de passageiros/quilômetros pagos e a TAM, 6,315 bilhões.