Título: G20 é para ricos ditarem regras, diz embaixador
Autor:
Fonte: Gazeta Mercantil, 12/11/2008, Nacional, p. A4

12 de Novembro de 2008 - O G20, grupo das vinte maiores economias do mundo, "é para os países ricos darem lição aos pobres", afirmou ontem o embaixador da China no Brasil, Chen Duqing. Mas o problema agora "é que o professor está falido", salientou, acrescentando que após a crise alguns países ocidentais parecem arrependidos da globalização "porque não podem mais ditar as regras".

Para o embaixador, desde que a China entrou na Organização Mundial do Comércio (OMC), em 2001, o país tem demonstrado um comportamento "muito bom. Ele frisou que muitos países reclamam de déficits comerciais com a China, mas não têm medidas efetivas para resolvê-los.Os Estados Unidos da América (EUA), segundo Duqing, são um exemplo de país que "têm medo de vender mais produtos para a China". Para o embaixador, os EUA transferiram muitas fábricas para a China, e depois reclamaram sobre a perda de empregos. "As multinacionais americanas estão fazendo lobby pró-China dentro dos EUA", afirmou.

O importante na crise, segundo o embaixador, é os países manterem o fluxo comercial. "É como uma bicicleta, se parar de andar, cai", disse Duqing ontem, em evento da Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomercio). (Gazeta Mercantil/Caderno A - Pág. 4)(B.V.)