Título: Termina sem acordo reunião sobre reajuste
Autor: Falcão,Márcio
Fonte: Gazeta Mercantil, 12/11/2008, Política, p. A9

Brasília, 12 de Novembro de 2008 - O presidente do Senado, Garibaldi Alves Filho, participou como mediador, ontem, de reunião, em seu gabinete, entre o ministro da Previdência Social, José Pimentel, e os senadores Paulo Paim (PT-RS) e Mário Couto (PSDB-PA).

Durante o encontro, Paim e Mário Couto, ameaçando iniciar uma vigília no plenário, cobraram do ministro Pimentel a aprovação de dois projetos do senador gaúcho e de uma emenda de sua autoria ao Projeto de Lei da Câmara (PLC) 42/07, de autoria do Executivo. O PLS 58/03, de Paim, busca a recomposição de aposentadorias e pensões, de modo que os benefícios passem a ter o mesmo valor, em termos de salários mínimos, do que na data de concessão; o segundo projeto de Paim (PLS 296/03) extingue o fator previdenciário. Já a emenda ao PLC 42/07, que cria uma política de reajuste do salário mínimo, estabelece que as aposentadorias e pensões da Previdência Social serão reajustadas pelo mesmo índice que corrigir o mínimo.

Após a reunião, o ministro da Previdência declarou, em entrevista à imprensa, que o atendimento das reivindicações dos senadores estará condicionado à existência de fontes de recursos no Orçamento de 2009 que possam suportar a elevação de gastos.

"O Congresso Nacional tem o direito constitucional de legislar, de aprovar e disciplinar essas regras, mas também tem a responsabilidade constitucional de indicar quais as fontes de recursos, conforme determina a Lei de Responsabilidade Fiscal. Num sistema republicano essa é uma regra básica: não tem benefício sem custeio prévio", explicou o ministro.

(Gazeta Mercantil/Caderno A - Pág. 9)(Márcio Falcão)