Título: Refinanciamento do setor agrícola
Autor: Monteiro,Viviane
Fonte: Gazeta Mercantil, 17/11/2008, Nacional, p. A5
17 de Novembro de 2008 - O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) pretende lançar uma linha de refinanciamento de dívidas do setor agrícola, segundo afirmou o presidente do banco, Luciano Coutinho, nessa sexta-feira. "O setor agrícola tem um pedaço de inadimplência que estamos examinando como podemos apoiar e refinanciar. Em breve a gente anunciará isto", disse Coutinho a jornalistas, durante evento de divulgação de resultados financeiros do banco estatal de fomento.
De acordo com fontes do banco, já ocorreram reuniões sobre o tema. Esses encontros envolveram representantes de outras instituições bancárias do País, e novas conversas estão programadas para esta semana. A linha está sendo coordenada com os bancos públicos que atuam no financia-mento agrícola e com os ministérios da Fazenda e da Agricultura.
Inadimplência
Luciano Coutinho não deu detalhes sobre o montante e nem a modelagem dessa linha de financiamento. De acordo com o presidente do BNDES, é alto o nível de inadimplência do setor agrícola, especialmente nas áreas mais frágeis, como pequenos agricultores em geral.
"A atividade agrícola é muito ingrata, está sujeita a acidentes climáticos, flutuações de preço, então os elos mais frágeis da cadeia estão normalmente sujeitos a inadimplência. Não há nenhum relacionamento entre isso e a crise (econômica mundial)", acrescentou Coutinho.
(Gazeta Mercantil/Caderno A - Pág. 5)(Reuters Rio de Janeiro)