Título: Leilão de blocos terrestres atrai interesse de 33 companhias
Autor: Lorenzi,Sabrina
Fonte: Gazeta Mercantil, 17/11/2008, Infra-Estrutura, p. C8

Rio de Janeiro, 17 de Novembro de 2008 - São positivas as perspectivas da Agência Nacional do Petróleo (ANP) para o próximo leilão de blocos exploratórios, apesar da queda no preço do petróleo. A 10ª Rodada de Licitações, prevista para 18 de dezembro, conta com o interesse de 33 empresas, das quais 17 são brasileiras, segundo o último levantamento da reguladora, divulgado na semana passada. A ANP prorrogou o prazo de inscrição das companhias.

Dezesseis empresas pagaram taxa de participação para o leilão de áreas do Recôncavo Baiano. Como um dos problemas das pequenas empresas é a questão da escala, o leilão pode ser uma chance para aumentar o portfólio das companhias no futuro. Os prazos de exploração costumam ser de quatro anos, tempo suficiente para a recuperação dos preços, na avaliação de analistas.

Serão oferecidos 21 blocos na bacia da Bahia, com área total de 608 quilômetros quadrados, nos municípios de Amélia Rodrigues, Camaçari, Candeias, Dias d""Ávila, Mata de São João, Santo Amaro, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé, Simões Filho, Teodoro Sampaio e Terra Nova.(Gazeta Mercantil/Caderno C - Pág. 8)(Sabrina Lorenzi)