Título: Oposição faz críticas à proposta no Senado
Autor:
Fonte: Gazeta Mercantil, 19/11/2008, Política, p. A7

Brasília, 19 de Novembro de 2008 - A proposta de criação de um fundo soberano no Brasil foi criticada pelos senadores Antonio Carlos Júnior (DEM-BA), Arthur Virgílio (PSDB-AM) e Tasso Jereissati (PSDB-CE) durante audiência pública realizada ontem, na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), para discutir o assunto. Já o presidente da comissão, senador Aloizio Mercadante (PT-SP), e o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, defenderam a proposta.

Para Antonio Carlos Junior, "não faz muito sentido criar o fundo". Ao se referir às possíveis fontes de financiamento do fundo soberano, ele destacou que, apesar de haver superávit primário nas contas públicas, não há superávit nominal. Segundo o parlamentar, "para colocar dinheiro no fundo tem-se que aumentar a dívida interna".

Virgílio argumentou que a ausência de superávit nominal retira as condições para a criação do fundo. Ele afirmou que "o governo deveria diminuir o endividamento público".

(Gazeta Mercantil/Caderno A - Pág. 7)(Agência Senado)