Título: Brasil terá centro de mudanças climáticas
Autor: Ottoboni,Júlio
Fonte: Gazeta Mercantil, 19/11/2008, Internacional, p. A13

São José dos Campos, 19 de Novembro de 2008 - O Brasil terá um novo status nos acordos de cooperação internacional. Na próxima semana o Diário Oficial da União publicará a portaria de criação do Centro de Ciências do Sistema Terrestre, que focará suas pesquisas para a área de mudanças climáticas globais. O novo núcleo científico será ligado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e promoverá acordos internacionais para avançar nos estudos sobre as ações naturais e antrópicas no aquecimento global e suas conseqüências no futuro do planeta.

Esse centro será dirigido pelo cientista Carlos Nobre, um dos mais reconhecidos e respeitados pesquisadores sobre aquecimento global em todo mundo e com trânsito nas principais entidades científicas do primeiro mundo.

"O Inpe e o Hadley Centre, da Inglaterra, assinarão um acordo de colaboração científica em modelagem climática. Um dos aspectos trata do uso pelo Inpe do modelo climático global do instituto britânico, que representa o estado da arte mundial na área de modelagem climática", especificou Nobre.(Gazeta Mercantil/Caderno A - Pág. 13)(Júlio Ottoboni)