Título: Um PAC contra o aquecimento
Autor:
Fonte: Gazeta Mercantil, 19/11/2008, Internacional, p. A13

19 de Novembro de 2008 - Uma das primeiras providências, prevista para 2009, é o estabelecimento do plano Estratégia de Energias Renováveis, uma espécie de "Plano de Aceleração do Crescimento (PAC)" do aquecimento global, que objetiva auxiliar o país à adaptação exigida para alcançar as metas anunciadas de 15% de energias renováveis em 2020.

O plano cria novas formas de incentivos financeiros para ações que auxiliem a redução do efeito estufa, como: incentivos para projetos que aumentem os atuais níveis de aquecimento de casas e edifícios utilizando fontes renováveis; incentivos para uma nova rede de distribuição elétrica e para exploração do potencial energético do lixo e da biomassa; auxílio para processos sustentáveis de produção de biocombustíveis.

A prioridade dada ao tema também é ressaltada por Joan Ruddock, que ocupa um cargo criado dentro das estruturas voltadas ao tema, a de vice-ministra para Mudanças Climáticas. "Essa política pública ambiental permeia as ações de todos os níveis de governo [federal, estadual e municipal], bem como os setores econômicos privados, com estratégias voltadas principalmente para a indústria", frisa a vice-ministra. A indústria recebe incentivo para pesquisar e desenvolver tecnologias voltadas aos chamados negócios verdes(Gazeta Mercantil/Caderno A - Pág. 13)(L.L.)