Título: Caixa será gestora de fundo de compensação
Autor:
Fonte: Gazeta Mercantil, 20/11/2008, Nacional, p. A5
Brasília, 20 de Novembro de 2008 - As empresas que constróem empreendimentos em áreas de risco ambiental terão, a partir de agora, uma conta específica para depositar o Fundo Nacional de Compensação Ambiental, que são obrigadas a recolher. Um convênio assinado ontem pelo ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, e pela presidente da Caixa Econômica Federal, Maria Fernanda Ramos Coelho, estabelece que o banco será o gestor do fundo, administrando os rendimentos e fiscalizando sua aplicação.
Os recursos devem ser destinados a unidades de conservação e a regularizações fundiárias. A aplicação do dinheiro nessa conta vinculada à compensação ambiental é voluntária, mas o ministro Carlos Minc afirmou que os empresários estão agradecidos pela medida.
Ele avalia que já existam cerca de R$ 350 milhões em compensações ambientais com as empresas. Segundo Minc, "o dinheiro não rendia e havia dificuldade para fiscalizar". Com esse acordo, ele acredita que o dinheiro vai render, além de ser fiscalizado.
(Gazeta Mercantil/Caderno