Título: Compra da Nossa Caixa depende de detalhes técnicos, diz Mantega
Autor: Aliski, Ayr
Fonte: Gazeta Mercantil, 20/11/2008, Finanças, p. B1

Brasília, 20 de Novembro de 2008 - O processo de venda da Nossa Caixa para o Banco do Brasil avançou mais um passo ontem, mas ainda não foi concluída. A operação foi discutida em reunião no Palácio do Planalto entre o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva; o ministro da Fazenda, Guido Mantega; e o governador de São Paulo, José Serra. Depois de cerca de duas horas de discussões, Mantega deixou claro que a operação será concluída, mas não detalhou o negócio.

"A decisão de fazer uma fusão, uma aquisição, já foi tomada no passado", disse o ministro da Fazenda. Era uma referência ao fato relevante de 21 de maio, no qual foi comunicada ao mercado a proposta do Banco do Brasil ao governo paulista de realizar a incorporação da Nossa Caixa. "Falta definir o valor geral, as condições em que vai ser feito, quais os ativos que permanecem", disse Mantega.

Segundo Mantega, o tema está sendo discutido no nível técnico, entre especialistas do BB, da Nossa Caixa, da Fazenda estadual e da Fazenda federal. O ministro evitou falar se será mantida a proposta de incorporação, conforme anunciado originalmente e única alternativa viável em maio, quando do início das tratativas, ou se o BB irá comprar diretamente a Nossa Caixa, conforme passou a ser permitido depois da edição da Medida Provisória 443. Essa MP permite que o BB e a Caixa Econômica Federal comprem outras instituições financeiras, mas ainda depende de aprovação do Congresso Nacional. Ou seja, a decisão está em vigor, mas pode sofrer alguma alteração durante os trâmites no Legislativo.(Gazeta Mercantil/Finanças & Mercados - Pág. 1)(Ayr Aliski)