Título: Vídeo comprometedor
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 13/03/2011, Cidades, p. 27

Em 4 de março, foi divulgado o vídeo gravado por Durval Barbosa em que ele aparece entregando um pacote de dinheiro (avaliado em R$ 50 mil) à deputada federal Jaqueline Roriz (PMN) e ao marido da parlamentar, Manoel Neto. A gravação é de 2006, quando ela ainda concorria a uma vaga na Câmara Legislativa. Além do montante recebido, a então candidata pediu ¿cargos¿ para a estrutura de campanha, mas recebeu a promessa de mais verba do ex-secretário de Relações Institucionais, delator do suposto esquema de corrupção que deu origem à Operação Caixa de Pandora.

A deputada aparece em cenas similares às que tiraram o mandato de três distritais na Câmara Legislativa. Leonardo Prudente e Júnior Brunelli (ambos sem partido) renunciaram para fugir da cassação. Prudente foi filmado escondendo dinheiro nas meias e, com o colega, protagonizou a conhecida ¿Oração da Propina¿. Eurides Brito (PMDB), por sua vez, guardou os maços na bolsa e acabou cassada pelos colegas. Ex-secretária de Educação do governo de Joaquim Roriz, Eurides chegou a dizer que teria pego o dinheiro com Durval a mando do ex-governador para pagar dívidas de campanha. No plenário, Jaqueline Roriz (PMN) saiu em defesa do pai e chamou a colega de ¿grande cara de pau¿.

O PSol anunciou que pedirá a cassação de Jaqueline no Conselho de Ética da Câmara. Por sua vez, o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, pediu a abertura de inquérito no Supremo Tribunal Federal (STF) para investigar a situação ¿extremamente grave¿. O Ministério Público local (MPDFT) também avalia a possibilidade de apresentar ação de improbidade administrativa contra a deputada.