Título: Desemprego atinge menor taxa desde 1998
Autor: Vizia,Bruno De
Fonte: Gazeta Mercantil, 27/11/2008, Nacional, p. A6

São Paulo, 27 de Novembro de 2008 - A crise ainda não alcançou o mercado de empregos no Brasil. A taxa de desemprego total em seis regiões metropolitanas (Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador, Recife e São Paulo) caiu de 14,1% em setembro para 13,4% em outubro, a menor taxa para esse mês desde 1998, aponta a Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED), realizada pelo Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos (Dieese) em conjunto com a Fundação Seade. O contingente total de desempregados nas regiões pesquisadas ficou em 2,698 milhões de pessoas em outubro, 141 mil a menos do que no mês anterior.

Segundo Patrícia Lino Costa, coordenadora da PED em São Paulo pelo Dieese, o comportamento do mercado de trabalho segue o padrão da sazonalidade normal para o período, devido às compras de final de ano. Ela ressalta, no entanto, que "os resultados são muito positivos, auxiliados pelo 13 salário, que está entrando na economia, e pelo aumento da massa salarial, que subiu 8% nos últimos 12 meses". Ela destaca o crescimento da ocupação em setores importantes como construção civil, com expansão de 2,9% em outubro frente a setembro, e serviços, com avanço de 0,7% em igual intervalo.

O nível de ocupação total aumentou 0,8% em outubro frente a setembro, com ampliação em Recife (2,3%), São Paulo (1%), Porto Alegre (0,8%) e Belo Horizonte (0,3%), manteve-se estável no Distrito Federal e caiu ligeiramente em Salvador (-0,3%). Já na comparação com outubro de 2007, o nível de ocupação aumentou 5% no conjunto das regiões pesquisadas.

A má notícia ficou por conta da queda do rendimento médio real dos ocupados, que diminuiu 0,5% frente a setembro, totalizando R$ 1.167,00. Para Patrícia, a redução se deve à rotatividade no mercado de trabalho, advinda de um grande estoque de mão-de-obra. "Apesar de algumas categorias conseguirem aumento real acima da inflação, a rotatividade geral acaba impactando negativamente o rendimento médio", explica a pesquisadora.

Em São Paulo a taxa de desemprego caiu de 13,5% em setembro para 12,5% em outubro, a menor para este mês desde 1992. O total de desempregados foi estimado em 1,317 milhão de pessoas, 108 mil a menos do que no mês anterior.

(Gazeta Mercantil/Caderno A - Pág. 6)(Bruno De Vizia)