Título: Relator pede a cassação de Paulinho da Força
Autor:
Fonte: Gazeta Mercantil, 27/11/2008, Política, p. A13
Brasília, 27 de Novembro de 2008 - O deputado Paulo Piau (PMDB-MG) pediu ontem a cassação do deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), o Paulinho da Força, por quebra de decoro parlamentar. Piau relatou representação contra Paulinho no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar e acusou o colega de ser "figura proeminente" em esquema de desvio de verbas do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), descoberto pela Operação Santa Teresa da Polícia Federal.
Piau apresentou seu relatório ao conselho ontem, mas três deputados - Solange Amaral (DEM-RJ), Marcelo Ortiz (PV-SP) e Hugo Leal (PSC-RJ) - pediram vistas do texto, o que adiou a votação por duas sessões ordinárias do Plenário da Câmara. A maioria dos 12 deputados que discutiram o relatório se manifestou contrariamente à cassação.
Na avaliação do relator, um esquema fraudulento para desviar verbas pelo BNDES foi montado para beneficiar o grupo liderado por Paulinho. Segundo Piau, os pagamentos provenientes das fraudes eram "lavados" por meio de movimentação financeira em contas-correntes de empresas, de organizações não governamentais (ONGs) e dos integrantes do grupo; doações simuladas; pagamentos a escritório de advocacia e despesas de consultoria ou engenharia.
O núcleo desse grupo, destacou Piau, é composto por quatro pessoas além de Paulinho: os advogados Marcos Mantovani e Ricardo Tosto; João Pedro de Moura - ex-assessor de Paulinho na Força Sindical - e Wilson Consani, coronel reformado da PM Paulista, que supostamente mantém relações "estreitas" com o deputado acusado.
(Gazeta Mercantil/Caderno A - Pág. 13)(Agência Câmara)