Título: Enchente afeta 1,5 milhão de pessoas
Autor:
Fonte: Gazeta Mercantil, 26/11/2008, Nacional, p. A6

Brasília, 26 de Novembro de 2008 - As fortes chuvas que assolam o estado de Santa Catarina provocaram 84 mortes, de acordo com balanço divulgado ontem pela Defesa Civil. Segundo o levantamento, cerca de 1,5 milhão de pessoas foram afetadas pelas enchentes. O governo catarinense já contabiliza 22.952 pessoas desabrigadas e outras 31.087 desalojadas.

Seis municípios já declararam estado de calamidade pública. Segundo a Defesa Civil estadual, estão nesta lista as cidades de Gaspar, Rio dos Cedros, Nova Trento, Camboriú, Benedito Novo e Pomerode. Outros sete estão em situação de emergência: Balneário de Piçarras, Canelinha, Indaial, Penha, Paulo Lopes, Presidente Getúlio e Rancho Queimado.

O governo federal analisa a possibilidade de editar nos próximos dias uma medida provisória para garantir a liberação de recursos para os municípios atingidos. O ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima, visitou alguns locais afetados pelos temporais em Florianopólis e afirmou que a prioridade é adotar ações preventivas para evitar a ocorrência de novos desastres como os causados por desabamentos e deslizamentos.

Assistência humanitária

Segundo assessores do Ministério da Integração Nacional, a prioridade é prestar assistência humanitária às vítimas das enchentes, deslizamentos e desmoronamentos. A Secretaria Nacional de Defesa Civil disponibilizou 285 toneladas de alimentos, 12 mil unidades de colchões, toalhas, cobertores e 60 rolos de lona para abrigos.

Foram confirmadas mortes nos municípios de Brusque (1), Gaspar (15), Blumenau (20), Jaraguá do Sul (12), Pomerode (1), Bom Jardim da Serra (1), Luiz Alves (4), Rancho Queimado (2), Ilhota (18), Benedito Novo (2), Rodeio (4), Itajaí (2), São Pedro de Alcântara (1) e Florianópolis (1).

Ver mais à página C6

(Gazeta Mercantil/Caderno A - Pág. 6)(Agência Brasil)